domingo, 25 de outubro de 2009

MAIS NOTÍCIAS DO CARIRI

NAS CORES DA NATUREZA
O Cariri é vocacionado para as árvores exóticas. Nesta época do ano, apesar da ausência de chuvas, a natureza no sul do Ceará se veste de muitas cores. Os ipês & amarelo e roxo & dão uma tonalidade diferente à paisagem. Já em novembro começa a florescer os flamboyants. Estes, em tempos passados eram conhecidos no Cariri pelo nome de ``Sombrião``. Ao florescer, o flamboyant anuncia a proximidade do Natal. Pena que as nossas prefeituras não possuam departamentos paisagísticos para encher nossas ruas, praças e parques de árvores como o ipê e o flamboyant. Que em determinada época do ano se transformam em flores.

GEOPARK
O geotope de Juazeiro do Norte será relocalizado no aprazível local denominado ``Santo Sepulcro``, situado na colina do Horto. Trata-se de um dos locais mais visitados pelos romeiros do Padre Cícero, bem melhor que o local anteriormente selecionado para o geotope juazeirense, de difícil acesso e mal localizado. Eis aí uma prova de que a Secretaria das Cidades do Ceará levou a sério a denúncia feita pelo consultor da Unesco, Gero Hillmer, sobre a atual situação dos geotopes que compõe o Geopark Araripe.

CENTENÁRIO EM ARARIPE
Na próxima terça-feira, dia 27, a cidade de Araripe assistirá ao encerramento dos festejos de centenário de nascimento de Raimundo Elesbão de Oliveira, que foi Tabelião e Escrivão, Oficial do Registro Civil e prefeito do município, eleito em 1971. Raimundo Elesbão nasceu na zona rural de Araripe. Foi professor primário e era um autodidata. Intelectual, foi sócio correspondente do Instituto Cultural do Cariri. As comemorações do centenário tiveram início no último dia 23 com o lançamento de um livro de poesias de Elesbão, editado por um neto dele: o empresário Tadeu Alencar, proprietário da Cevema.

ESCRITORES DO CARIRI
Os professores da Urca, Francisco Assis Cunha e Willian Brito estão de parabéns. O livro didático-infantil escrito por ambos, Viagem ao Cretáceo, foi editado pela Editora Bagaço, de Recife. No formato 22 x 22 cm, com páginas ilustradas e coloridas pelo pintor Luís Karimai, o livro é uma viagem em busca do conhecimento de um tempo distante, quando os dinossauros habitavam o vale do Cariri. Uma história que une passado, presente e futuro, com uma visão de respeito à natureza e defesa do equilíbrio ecológico. Francisco Cunha realizou vários projetos quando ocupou uma pró-reitoria da Urca. Dois deles: a mostra de ovinos e caprinos conhecida como ``Berro Cariri``, e percorreu os ``Caminhos do Beato Zé Lourenço``, nos moldes da caminhada de Santiago de Compostela.

> CENTENÁRIO DA DIOCESE. Daqui a cinco anos, 20 de outubro de 2014, a diocese de Crato completará cem anos de sua criação. Já é tempo de se pensar na programação das festividades dessa efeméride. E adotar algumas providências: criar o brasão da diocese; consagrar como catedral a igreja de Nossa Senhora da Penha e nela construir o altar de pedra, exigência para as catedrais. O ideal seria a publicação de um livro resgatando os cem anos de história da diocese de Crato, que tem uma superfície de 17.648,4 km2 e população de cerca de 1 milhão de habitantes.

PADRE MARCELO NO CARIRI
O conhecido cantor e sacerdote padre Marcelo Rossi virá ao Cariri pela primeira vez. Ele estará na região no próximo dia 28, a convite da TV Verdes Mares-Cariri, afiliada à Rede Globo. Padre Marcelo Rossi fará show no Parque de Eventos Padre Cícero, em Juazeiro do Norte.

CURTAS

> Será realizada no próximo mês de dezembro a 5ª versão do ``Berro Cariri``, a maior mostra de caprinos e ovinos do sul-cearense. A feira foi criada em 2005 pela Urca e hoje foi encampada pelo Governo do Estado.

> O Pólo Calçadista da Região Metropolitana do Cariri & situado nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha & conta com 250 empresas, gera 12 mil empregos diretos e produz 8 milhões de pares de calçados por mês. A informação é do Sebrae-Ceará.

> Dom Fernando Panico, bispo diocesano de Crato e presidente em exercício da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Cnbb, esteve em Brasília esta semana tratando de assuntos da comissão que dirige.

> O ex-governador e intelectual Lúcio Alcântara foi empossado ontem no Instituto Cultural do Cariri, na cadeira Waldemar de Alcântara. A saudação ao novo sócio foi feita pelo médico-escritor Napoleão Tavares Neves.

> Renato Casimiro e Daniel Walker estão debruçados na produção de um livro sobre a cronologia da emancipação política de Juazeiro do Norte. A obra resgatará a evolução da Terra do Padre Cícero através de fotografias.


Coluna Cariri, publicada todos os domingos no jornal O Povo

Nenhum comentário: