sábado, 17 de outubro de 2009

LULA DIZ QUE TRANSPOSIÇÃO VAI MUDAR PAÍS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Cid Gomes visitaram na tarde desta sexta-feira (16) as obras da Transposição do Rio São Francisco, em Mauriti, na Região do Cariri. Lula aterrissou em Mauriti, vistoriou as obras e aproveitou ainda para conferir os trabalhos da ferrovia Transnordestina em Jati e Penaforte, também no Cariri. Segundo Lula, os investimentos feitos no Ceará são fundamentais para contribuir com o desenvolvimento de toda a Região.

"O Brasil precisa deste tipo de obra que contribua para o crescimento do Nordeste. Os estados do Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba mudarão seu perfil com a água chegando ao sertão", disse o presidente Lula. Nos municípios de Mauriti, Penaforte e Jati foi possível acompanhar as obras dos lotes 6 e 4 da Transposição. "Já são 500 trabalhadores na obra no Ceará. Atualmente eles estão divididos em duas frentes de trabalho em mais de 12 quilômetros de canal. Este investimento muda o perfil do Ceará, que passará a produzir mais e empregar mais cearenses", ressaltou Cid Gomes. Durante a manhã, o governador e o presidente visitaram os lotes 1 e 2 da transposição, em Cabrobó e em seguida foram entregar casas da Vila Rural de Junco, também em Cabobró, Pernambuco. A visita ao Ceará encerrou a sequência de viagens que o presidente Lula fez desde a última quarta-feira (14) aos canteiros de obras da Transposição nos estados de Pernambuco e Minas Gerais.

O trecho localizado na cidade de Mauriti corresponde ao eixo norte da Transposição que captará a água de Cabrobó (PE) e trará para o Estado, beneficiando, quando concluído, cinco milhões de cearenses do Cariri, bacia do salgado e Jaguaribe e região Metropolitana de Fortaleza. No total, a obra beneficiará 12 milhões de pessoas do Nordeste.

Nenhum comentário: