sábado, 31 de outubro de 2009

TERCEIRA ESTÁTUA DO MUNDO O MONUMENTO A PADRE CÍCERO CHEGA A 40 ANOS COM FESTA

Uma solenidade na manhã deste domingo, 1º de novembro, vai marcar as comemorações dos 40 anos de inauguração da estátua de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Na oportunidade será feito o lançamento do projeto de revitalização do Horto.

Considerado o terceiro maior monumento em concreto armado do mundo, são 28 metros, a partir da base. O local passou a ser um dos principais pontos de visitação do romeiro nordestino. Tornou mais conhecida a figura mítica do Padre Cícero. O primeiro fato que contribuiu para a sua fama por todo o Nordeste foi o milagre protagonizado pela beata Maria de Araújo, com o sangramento da Hóstia, no ano de 1889.

Mas a história das imagens do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, começa com a sua própria concordância. O escultor Inocêncio da Costa Mik, o Mestre Noza, foi quem primeiro teve o estalo de homenagear o padre com uma estátua em madeira. Algumas imagens do escultor que fez história podem ser vistas no Centro Cultural Banco do Nordeste, no município. Ele levou o seu trabalho, prontamente aprovado pelo sacerdote na época.

De lá para cá, são milhões espalhadas pelo mundo. Uma verdadeira indústria de estátuas do "Padim" em fábricas, quintais de casas. São centenas de famílias que sobrevivem do ofício de confeccionar a imagem mais popular do Nordeste. Para o ex-prefeito Mauro Sampaio, que abraçou a ideia de homenagear o Padre Cícero e os romeiros com um grande monumento, em seu primeiro mandato de prefeito na cidade, um momento iluminado em sua vida. Se foi a maior obra de Juazeiro, ele é reticente, mas destaca em suas palavras que, com certeza, é a mais falada.


A estátua, depois de inaugurada, passou a ser um chamariz maior dos romeiros e turistas para a cidade, além de pesquisadores de vários países do mundo, que vieram a Juazeiro pesquisar a razão do crescimento e devoção dos romeiros. Uma forma de chamar mais a atenção para o maior fenômeno da religiosidade popular do Brasil

Diário do Nordeste

2 comentários:

IDEVÂNIO CARVALHO disse...

A ESTATUA DO PADRE CÍCERO NÃO É MAIS A TERCEIRA NO MUNDO E NEM NO BRASIL.
NO BRASIL TEM:SANTA RITA DE CASSIA 54m, 8m - município de Santa Cruz.RN A MAIOR DO MUNDO/
FREI DAMIÃO Guarabira, Paraíba 34m- PB/
CRISTO REDENTOR EM ESPIRITO SANTO 35,5 metros - ES /
SÃO FRANCISCO EM CANIDE / ENTYRE OUTRAS SÓ NO BRASIL.
CASO QUEIRA SABER MAIS ACESSE em: www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=21163002
IDEVÂNIO CARVALHO

IDEVÂNIO CARVALHO disse...

TENHO UM PROJETO QUE VAI FAZER JUAZEIRO DO NORTE A SER DESTAQUE MUNDIAL EM ATRATIVOS TURISTICO E SE TORNAR ÚNICA.

O PROJETO É BARATO E ALMENTA EM 30% O NÚMERO DE TURISTAS.

SE ALGUÉM DO PODER PÚBLICO TIVER INTERESSE LIGUE: 35872637