sexta-feira, 23 de outubro de 2009

COLINA DO HORTO SERÁ RESTAURADA



A maior festa religiosa deste município será realizada de 28 de outubro a 2 de novembro. A perspectiva da Igreja é receber, na Romaria da Esperança, em memória de finados, mais de 500 mil romeiros. Ontem, se reuniram, no Círculo Operário São José, representantes de todas as secretarias municipais, setores da segurança pública, entidades classistas e a Igreja para os acertos finais da organização. Este ano, a Estátua do Padre Cícero, no Horto, completa 40 anos. O principal símbolo da religiosidade popular do Brasil necessita de restauração. Para isso, será lançado, no dia 1º (data do aniversário do símbolo), aos pés da estátua, um Programa de Restauração e Requalificação da Colina do Horto, uma parceria da Fundação Salesiana e administração municipal.

O administrador do Horto, padre José Venturelli, se encontra em Brasília e há alguns meses vem pleiteando verba federal, por meio de projeto, para promover a recuperação. Durante a reunião da "Operação Romeiro", houve exposição dos diversos setores participantes de como irão atuar este ano. Na romaria de setembro, o Restaurante Popular chegou a duplicar o número de refeições. O programa será seguido principalmente nos dias de maior visitação dos fieis do Padre Cícero.

Um dos locais mais visitados neste período, além da Estátua do Horto e a Capela do Socorro, onde estão sepultados os restos mortais do Padre Cícero, é o Santuário dos Franciscanos, que faz uma programação especial para receber os romeiros. A abertura na Igreja dos Franciscanos será às 19 horas do dia 29. Já na Basílica de Nossa Senhora das Dores e no Socorro há uma programação destinada às missas durante o dia, devocionários e confissões e, às 15 horas, encontro com os romeiros no Círculo Operário São José. Todos os dias terá procissão, de 29 até o dia 1º de novembro, da Capela do Socorro para a Basílica.

Uma das preocupações da saúde durante este período é com a temperatura na região, já que é o período mais quente do ano. Para isso, será realizado um trabalho especial de orientação em relação à alimentação e ingestão de muito líquido durante este período. A segurança receberá um reforço e atuará de forma integrada, com mais de 400 homens da Guarda Municipal, polícias Civil e Militar, além do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

Organização

Segundo o presidente da Comissão de Romaria, Cláudio Luz, a meta é manter a mesma organização das barracas e do trânsito de setembro, incluindo os Franciscanos, já que a grande movimentação de romeiros acontece também em volta do Santuário. Pela tradição, os ônibus e caminhões que chegam à cidade fazem a volta, por três vezes, com buzinaço, na Estátua de São Francisco. A prioridade, conforme ele, é dar prioridade aos comerciantes informais de Juazeiro do Norte e região.

O padre Paulo Lemos ressaltou o trabalho que foi feito na romaria de Nossa Senhora das Dores, principalmente da segurança, que funcionou bem, mas ressalta a importância da permanência dos serviços, já que a romaria começou em setembro e permanece até o mês de fevereiro, sendo que há os grandes momentos, como em novembro. Ele destaca, por exemplo, que no Natal já acontece uma grande romaria. Destacou que as mudanças agradaram os romeiros, principalmente nos espaços das calçadas da Praça dos Romeiros, que ficaram livres.

Já a coordenadora da Pastoral das Romarias, Annete Dumoullin, disse que uma das preocupações tem sido principalmente em relação aos ranchos e pousadas. "É preciso descobrir uma forma de fiscalizar e criar uma lei para isso. Há exagero nos preços e o atendimento é uma vergonha". Segundo ela, nem todos os proprietários de ranchos agem assim, mas muitos até tratam os romeiros como animais. Outro ponto é a fiscalização dos alimentos. "Há quentinhas com carne de até quatro dias", diz ela.

Mais informações
Secretaria de Paróquia
Rua Padre Cícero, 147
Centro, Juazeiro do Norte
(88) 3511.2202

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Nenhum comentário: