terça-feira, 20 de outubro de 2009

ESTAÇÃO ASTRONÔMICA DE JUAZEIRO DO NORTE É DESTAQUE EM BOLETIM INTERNACIONAL DA ONU

A Estação Astronômica Piegise, em Juazeiro do Norte, foi destaque no jornal online do Space Generation Advisory Council (SGAC), uma instituição internacional de apoio a programas de política espacial da Organização das Nações Unidas (ONU). A notícia, cujo título é "Antares Lunar Occultation" trata da repercussão mundial que a cidade conseguiu quando foi publicada a imagem da ocultação lunar da estrela Antares (700 vezes maior que nosso Sol e 10.000 vezes mais luminosa), no fim do mês de agosto.

O texto no boletim da ONU diz...
Durante as comemorações do Ano Internacional da Astronomia e a celebração dos 40 anos do início das missões Apollo 11 para a Lula, uma fotografia tem conseguido aumentar o entusiasmo de jovens brasileiros. Publicada no site SpaceWeather e escolhida como a imagem de astronomia amadora do dia 30 de agosto a ocultação lunar da estrela Antares está circulando no Brasil entre várias comunidades de astronomia e também em grupos na internet.

Segundo Victor Hugo Cirilo Rebouças, membro da SGAC e residente da cidade de Areia Branca, Rio Grande do Norte, a fotografia motiva os jovens a criarem grupos locais de astrofotografia que irão disseminar conhecimento. O diretor da Estação Astronômica Piegise, em Juazeiro do Norte, Valmir Martins de Morais está muito satisfeito por poder contribuir de alguma forma para inspirar os jovens sobre os benefícios e a importância da ciência e da educação. Ele se diz orgulhoso por ser um membro da SGAC e por ter representado o Brasil no projeto “A lua para toda a humanidade”.

A Estação Astronômica PieGise objetiva mostrar que a região Nordeste do Brasil tem muitos campos férteis para a ciência.

Nenhum comentário: