segunda-feira, 22 de março de 2010

Prêmio SESC de literatura

A graça, a leveza e o bom humor de um papagaio erudito e irônico foram os principais e criativos recursos narrativos de Gabriela Guimarães Gazzinelli, de Minas Gerais, para obter o Prêmio SESC de Literatura 2010 na categoria romance. A jovem de 28 anos, com formação em Letras e Filosofia, foi escolhida pela comissão final do concurso, com Prosa de papagaio, dentre 44 romances pré-selecionados pelas subcomissões julgadoras. A comissão final foi formada pelos escritores Ana Miranda e Luiz Ruffato: "O romance mantém o fio narrativo, apresentando uma trama linear, porém com liberdade temática, que se passa no seio de uma família construída dentro de características contemporâneas", afirmam os jurados, no parecer que anuncia o vencedor.

A categoria contos teve como vencedor Sérgio Tavares, de Niterói, Rio de Janeiro. Abordando a imbricação entre loucura e sexo em quatro longos contos, o jornalista de 31 anos conseguiu superar os outros 56 concorrentes pré-selecionados na categoria. Delírios e obsessões causados real ou ilusoriamente pelo sexo povoam a coletânea Cavala.

A edição 2009 do Prêmio SESC teve 667 inscrições, maior número desde sua criação, em 2003 – o concurso de 2008 contou com 457 inscrições. O Prêmio recebeu inscrições de todos os estados, e concedeu menção honrosa a seis escritores estreantes, do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pernambuco, Acre e São Paulo. "Estamos especialmente felizes com o resultado. Depois de sete anos de trabalho o projeto alcança o país literalmente de Norte a Sul, de Leste a Oeste", afirma Maria José Gomes Duarte, do Departamento Nacional do SESC, coordenadora do Prêmio. Ela destaca o fato de as menções honrosas serem concedidas a estados onde o SESC desenvolve iniciativas permanentes de formação de escritores e de fomento à leitura.

A premiação de Gabriela Guimarães Gazzinelli e Sérgio Tavares ocorre na primeira semana de agosto, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. As inscrições para o Prêmio SESC de Literatura 2010 vão de 3 de maio a 30 de setembro.

Dentre os textos selecionados encontra-se o de Sibéria de Menezes Carvalho, com a obra Guilhermina e outros contos, a qual ficou em segundo lugar, como um dos três cearenses pré-selecionados na categoria Contos. Neste concurso, participaram 667 escritores de todo o Brasil. Sibéria de Menezes é caririense, atualmente mora em Crato, e é esposa do professor Flávio Queiroz, do curso de letras da URCA.

Nenhum comentário: