domingo, 21 de março de 2010

Coluna Cariri do Jornal O Povo



RESGATE HISTÓRICO
Fruto de uma parceria entre a Diocese de Crato/Fundação Padre Ibiapina/Fecomércio e Prefeitura de Juazeiro do Norte, cerca de 900 documentos inéditos sobre o Padre Cícero farão parte de um livro, compreendendo o período de 1.889 a 1.911. O lançamento da obra será no dia 22 de julho, aniversário de emancipação de Juazeiro do Norte. Um segundo volume desse resgate & com documentos pertencentes ao Centro de Psicologia da Religião, Mosteiro São Bento do Rio, Arquidiocese de Fortaleza e aos professores Renato Casimiro e Assunção Gonçalves & está previsto para ser lançado em 2011, durante as festas do centenário da cidade.

SINDURCA
A Urca realizou semana passada mais um processo seletivo para professor substituto. Inconformado, o sindicato dos professores & Sindurca & denunciou o processo de escolha junto à Procuradoria Regional do Trabalho e à Procuradoria Estadual, alegando que o referido concurso não obedeceu à Lei 14/09. No entanto, o Sindicato ao fazer o que lhe cabe por dever, enveredou pelo campo das comparações. Atacou a administração anterior, do ex-reitor André Herzog, comparando-a com a atual em termos de precariedade de servidores efetivos. Ora, na administração anterior foram contratados 56 professores. E os processos seletivos foram feitos dentro da mencionada Lei 14.

VERDE
Cerca de 600 palmeiras e plantas ornamentais, na fase adulta, já foram plantadas na cidade de Crato, dentro do Projeto de Paisagismo e Arborização. Agora, novas árvores adultas serão transplantadas para as imediações do Estádio Mirandão, nas avenidas José Alves de Figueiredo e Maildes de Siqueira, além da Rua José Marrocos. Tudo orçado em R$ 700 mil. Ao final o Crato ganhará cerca de duas mil novas árvores. Já a Polícia Federal em Juazeiro do Norte plantou cerca de quinhentas mudas no Parque Ecológico das Timbaúbas. Tudo dentro de programa lançado pelo Ministério da Justiça para a preservação do verde no Brasil.

> ARARIPE
A cidade de Araripe se prepara para a semana do município, quando acontecerão diversos eventos de caráter sócio-cultural. A ideia é comemorar o aniversário da cidade. Outra data importante para Araripe, é o mês de junho quando acontece o festival de quadrilhas juninas, festa que se destaca na Região.

PADROEIRO DAS FLORESTAS
A indicação de Padre Cícero como Padroeiro das Florestas & iniciativa da ONG Greenpeace & continua repercutindo pelo Brasil. Em São Paulo o vereador e Presidente Nacional do Partido Verde, José Luiz de França Penna, fez pronunciamento na Câmara Municipal paulistana sobre esta indicação. Luiz Penna é baiano, mas sua mãe é cratense. Penna já residiu no Cariri quando era adolescente. Conhece bem a trajetória do Padre Cícero, o ``Cearense do Século``.

BREJO SANTO
Deputado estadual Wellington Landim anuncia obras para Brejo Santo e outros municípios. Destaque para construção de uma escola técnica em Jardim e um ginásio poliesportivo em Penaforte. Para Brejo Santo, especificamente, a construção do SAMU, que será referência para diversos municípios no entorno de sua terra natal.

AUMENTO NAS VENDAS
O Shopping Center Cariri (foto) comemorou um aumento de venda em torno de 32% em fevereiro. Aguarda-se para os próximos dias o início das obras de ampliação daquele shopping, que, após o acréscimo, passará a contar com cem lojas.

ESPORTE
A cidade de Juazeiro do Norte foi incluída no Programa Esporte e Lazer da Cidade, do Ministério dos Esportes. Para isso, Juazeiro receberá 309 mil. A informação é da Secretaria de Esporte e Juventude. Os recursos servirão para estimular a prática esportiva nos diversos bairros da cidade.


CURTAS
> Será lançado amanhã, no auditório do Sesc-Crato, o livro ``A mulher sem túmulo``, da escritora Nilze Costa e Silva. Trata-se da vida romanceada da Beata Maria de Araújo, protagonista do chamado ``Milagre de Juazeiro``.

> O escritor Gilmar de Carvalho acaba de lançar seu último livro: ``Memórias da Xilogravura``, escrito quando ele ainda produzia sua monografia de mestrado. Na pesquisa, Gilmar de Carvalho consultou o acervo da Lira Nordestina, um ``Ponto de Cultura`` que funciona em Juazeiro do Norte, pertencente à Urca.

> Desde o último dia 18, devendo se estender até o dia a 24 de março, está acontecendo a 28ª Semana do Padre Cícero durante a qual os devotos do sacerdote comemoram a passagem dos 166 anos do seu nascimento. A programação é vasta e contempla todos os setores da terra ciceropolitana.


UM DETALHE - No site do Jornal O Povo o leitor Fabio Santana mostrou um erro nosso. O Cariri Shopping com a reforma prevista vai ter mais 88 lojas. Atualmente tem 100 lojas. Corrigindo o texto.

Nenhum comentário: