quarta-feira, 26 de maio de 2010

Geopark e Senac: parceria formará Guias de Turismo na região do Cariri



O Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Plácido Cidade Nuvens, assinou, na manhã de ontem, com o Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), Luiz Gastão Bittencourt e a diretora regional do Senac no Ceará, Ana Cláudia Martins, convênio de parceria para a realização de um curso técnico de Guia de Turismo. Na ocasião, foi entregue pelo coordenador geral do Geopark Araripe, Patrício Melo, e o Reitor da URCA, Plácido Cidade Nuvens, a placa do Geopark ao Senac como entidade colaboradora do projeto.

Com isso, o Cariri habilitará Guias de Turismo para atuação em todo o Brasil. Isso será possível graças a parceria firmada entre as instituições. A solenidade aconteceu durante reunião do Conselho Regional do Senac do estado. O curso técnico está previsto para ser iniciado no segundo semestre deste ano, com 30 vagas. Serão três módulos, que habilitarão os profissionais a atuarem em todo o Brasil. Segundo o gerente administrativo do Senac, em Crato, Cristiano Saraiva, os detalhes finais sobre o curso estão sendo fechados, mas serão investidos pela instituição na qual representa R$ 210 mil. Já as viagens técnicas dos formandos acontecem por meio do Geopark Araripe.

O Reitor da URCA, Plácido Cidade Nuvens, destacou a importância estratégica da parceria, com a convergência de interesses e oportunidades, por meio das diferentes instituições, coma tarefa da mobilização das lideranças, na qualificação para o trabalho. “É um encontro promotor e promissor”, diz.

Divulgação do Geopark na Mostra SESC


O presidente da Fecomércio ressaltou que o convênio será uma das formas de atuar com a URCA, na divulgação do turismo geológico da região. Ele afirma que a parceria será ampliada, para a participação junto ao Geopark Araripe, em eventos como a Mostra Sesc de Arte e Cultura, que acontece em novembro, no Cariri, com um espaço destinado a exposição do projeto para o público em geral.

A professora da Universidade e guia de turismo, Luciana Lacerda, será uma das instrutoras do curso. Ela afirma que apenas em 1997 foi realizado um curso de guia de turismo na região, habilitando profissionais para atuarem apenas regionalmente. Dessa vez, além de ser uma das instrutoras terá a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos técnicos na área e receber a carteira do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), do Ministério do Turismo, para atuar de forma reconhecida como profissional da área em todo o Brasil.

A carga horária do curso será de 1.130 horas/aulas, sem ônus financeiro para os alunos. Já no primeiro módulo, os estudantes estarão habilitados para atuar como guia regional. No final do segundo, como guias turismo nacional. A terceira etapa estará reservada às viagens técnicas, finalizando com a parte dos aeroportos. As viagens e hospedagens, na etapa final do curso, serão financiadas pelo projeto Geopark Araripe.

A seleção dos alunos será em julho e as aulas estão previstas para começar em agosto. O coordenador do Geopark, Patrício Melo, destaca a importância da participação de alunos das seis cidades do Cariri (Missão Velha, Crato, Barbalha, Juazeiro do Norte, Nova Olinda, Santana do Cariri) que compõem o Geopark. Luciana Lacerda diz que o curso é de fundamental importância para o desenvolvimento regional, por treinar e capacitar as pessoas, além de proporcionar uma atuação regulamentada pela Embratur. A docente ressalta a ampliação desse trabalho, em nível internacional, na perspectiva de desenvolvimento por meio do Geopark Araripe.

Para o coordenador, a parceria consolida um segmento profissional importante, dentro de uma estratégia de desenvolvimento regional, que é o Geopark Araripe. O projeto atua na área de educação ambiental, preservação do meio ambiente e na promoção do geoturismo, com o turismo de recepção e não de massa, com o envolvimento da comunidade e o seu desenvolvimento. O Senac será o responsável pela promoção do curso técnico em Guia de Turismo, enquanto que o Geopark Araripe e a URCA subsidiarão as despesas com os estágios obrigatórios que os alunos do curso necessitam para a conclusão do curso.

Nenhum comentário: