sábado, 29 de maio de 2010

Jovens da América Latina participam do I Festival das Juventudes em Fortaleza De 03 a 06 de junho, Fortaleza será recebe o I Festival das Juventudes



De 03 a 06 de junho, Fortaleza será recebe o I Festival das Juventudes – América Latina e as lutas juvenis. O evento, que acontece no Clube Cofeco (Rua Abreulândia, s/ nº, Sabiaguaba), irá reunir mais de três mil jovens que participarão de oficinas, conferências, encontros de movimentos juvenis, feiras de economia solidária, seminários e apresentações culturais. Os participantes também irão assistir aos shows de O Teatro Mágico, Mutantes, Actitud María Marta (Argentina), Tribo de Jah, Zeca Baleiro, Luiz Melodia e outras 40 bandas e grupos locais.

O objetivo do encontro é promover o intercâmbio entre as diversas realidades vivenciadas pelos jovens, além de ser um espaço de formação, articulação, discussão e manifestação cultural. Durante o Festival, serão realizadas três grandes conferências: “Mobilização Social – a participação da juventude nos processos de mudança na América Latina”; “Apontando os desafios das Políticas Públicas de Juventude no Brasil” e “Ato de Lançamento da Plataforma das Juventudes – É possível unificar as lutas das juventudes?”.

A programação do Festival será descentralizada e autogestionada. Com exceção das conferências, todas as outras atividades, que serão realizadas no evento, foram propostas por jovens de todo o Brasil e demais países da América Latina, por meio de inscrição gratuita no site. Dentre as atividades, está o Encontro Nacional da Juventude Kalunga; o Seminário “Transformação Social na Rede: Perspectivas de transformação social no contexto das novas tecnologias na comunicação”; oficinas de batucada, de dança, de vídeo e de artes marciais; apresentações de grupos de teatro, de dança e de música; exposições de artes; e saraus de poesias.

Também será realizada uma Feira de Economia Solidária, na qual as pessoas terão a oportunidade de comercializar materiais criados por jovens empreendedores em um local aberto e com uma grande variedade de produtos. Na feira, irá circular uma moeda social, otimizando a comercialização local dos produtos.

Nenhum comentário: