quarta-feira, 26 de maio de 2010

Zé Lourenço e Antônio Conselheiro se Encontram no Cariri Cangaço 2010




O Sítio Histórico do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, em Crato; palco da vida e obra do Beato José Lourenço, acolhe os convidados do Cariri Cangaço 2010, na manhã do segundo dia do evento.

O Caldeirão foi um dos movimentos messiânicos mais significativos da história do Nordeste; acontecido em terras cearenses, a comunidade formada por cerca de mil pessoas era liderada pelo paraibano de Pilões de Dentro, José Lourenço Gomes da Silva, mais conhecido por Beato Zé Lourenço. No Caldeirão, os romeiros e imigrantes trabalhavam todos em favor da comunidade e recebiam uma quota da produção. A comunidade era pautada no trabalho, na igualdade e na religiosidade, sob as benções do Padre Cícero Romão Batista. Após a morte do sacerdote de Juazeiro, os seguidores de Zé Lourenço foram obrigados a sair do Caldeirão, até que foram vítimas de chacina ainda no ano de 1937, na Mata dos Cavalos, Serra do Araripe.

Já Antônio Conselheiro, cearense de Quixeramobim, seguidor de Padre Ibiapina, construiu no final do século XIX a espetacular comunidade no arraial de Canudos, no sertão baiano. Também perseguido pelas forças governamentais foi vítima junto com sua comunidade em outubro de 1897 de uma das maiores tragédias do nordeste, quando foram mortas cerca de vinte e cinco mil pessoas e arrasadas e queimadas mais de cinco mil casas.

Depois de todos esses anos, Zé Lourenço e Antônio Conselheiro se encontram no Cariri Cangaço. Na abertura de seu segundo dia, na Capela de Santo Inácio de Loyola, no Sítio Caldeirão do Deserto, a partir das 9:30 H, teremos as Conferências: Religiosidades, Memórias e Movimentos Sociais, com o professor doutor, Lemuel Rodrigues, e a Conferência: Antônio Conselheiro – O Perfil, com o pesquisador e professor Múcio Procópio.

O Moderador do Debate será o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo; teremos ainda como Debatedores dos Temas Apresentados; o professor Domingos Sávio Cordeiro e o professor Sandro Leonel, bisneto de Severino Tavares.

Cariri Cangaço, a história contada como você nunca viu!



SERVIÇO: Dia 18 de agosto de 2010 – 9:30 H Manhã do segundo dia do Cariri Cangaço – Sítio Caldeirão do Deserto – Crato – Ceará.

Tudo isso e muito mais novidades sobre o Cariri Cangaço, você encontra acessando:

www.cariricangaco.blogspot.com

Nenhum comentário: