sexta-feira, 28 de maio de 2010

I Semana de Meio Ambiente de Umari

Entre os dias 1º e 6 de junho, o Núcleo Ambiental de Umari (NAU) realizará a I Semana do Meio Ambiente de Umari, na região Centro-Sul. O Núcleo desenvolve desde o início de 2010 ações que visam a melhoria da qualidade de vida da população local.

Diversas atividades irão ocorrer neste dia como passeatas, mutirões, e palestras sobre as condições ambientais do lugar e oficinas de produção de mudas e de artesanato.

Do domingo pela manhã centenas de mudas de árvores frutíferas nativas da região serão trocadas por garrafas PET.

Desde janeiro deste ano o Núcleo Ambiental de Umari (NAU) faz a exibição de vídeos educativos, repasse de informações sobre como tratar o lixo doméstico, oficina de produção de mudas, com o objetivo de conscientizar os moradores para a importância dos cuidados com recursos naturais.

SAIBA MAIS

Localizada na região Centro Sul do Estado, distante cerca 430 km de Fortaleza, Umari vive dias de descaso ambiental. Para ser ter idéia da gravidade da situação, um dos açudes mais freqüentados, sobretudo em época invernosa, o Cajueiro, está com suas águas impróprias para o consumo e banho devido à contaminação oriunda do antigo lixão da cidade. Mas o descaso com o meio ambiente não para por aí. Outro reservatório de água, o açude da Várzea da Serra, está igualmente ameaçado devido à proximidade do atual lixão, situado no Sítio Pitombeiras, a cerca de 5 km da sede.

Nas 12 ruas da cidade há lixo espalhado e a maioria dos esgotos escorre a céu aberto, na periferia. Mas nem a sua principal Praça, a Padre Cícero, localizada no centro, escapa ilesa da imundície que "salta" dos contêineres de lixo e fazem a festa dos porcos e outros animais que vivem a fuçar os resíduos. Com isso, a população convive de janeiro a janeiro com todos os problemas, como seus quintais invadidos pelas águas empoçadas devido às bocas de esgoto entupidas, e as doenças ocasionadas pelo acúmulo de lixo, como dengue, diarréias, dermatites, entre outras.

Nenhum comentário: