Satisfeito com o ritmo das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Estado e reconhecendo o programa como “a maior ação de governo nos últimos 30 anos”, o governador Cid Gomes (PSB) afirmou ontem que, segundo levantamento interno de sua equipe, a União já empenhou o equivalente a 20,79% dos recursos envolvidos.
Ou seja, de R$ 2,9 bilhões de investimentos previstos para o Estado entre 2007 e 2010, o governo federal teria dado ordem de pagamento, até junho, a algo em torno de R$ 603 milhões. Cid Gomes afirmou que a ministra Dilma Rousseff “tem sido uma gigante, uma titã, na condução desse trabalho (de coordenação do PAC)”.
Disse também que espera, da próxima vez (referindo-se a uma outra possível ocasião de balanço do PAC) que o Estado apresente percentuais superiores de recursos contratados. “Nossa meta é dobrar esse percentual (de 20,79% empenhados) e, até 2010, chegar a 100%”, frisou.
O governador citou, entre os projetos mais céleres, o Metrofor, o Eixão das Águas — cujo Trecho V teve a licitação iniciada ontem — e o saneamento e a urbanização das bacias dos rios Maranguapinho e Cocó — que cobrem 70% da área de Fortaleza. “Neste último caso, cabe ao Estado construir barragens de contenção de cheias e a dragagem dos dois rios, além da remoção de 12 mil famílias de áreas de risco”, lembrou.
Leia mais no site: www.diariodonordeste.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário