domingo, 14 de junho de 2009
Coluna Cariri deste domingo
O CRATO VAI BEM
O Governo do Ceará dá os primeiros passos para a implantação do Parque Ecológico do Sítio Fundão, localizado a 4 quilômetros do Centro de Crato. Além de preservar 93 hectares com resquícios da Mata Atlântica, o projeto prevê a restauração de um engenho de pau – desativado há 50 anos e puxado a bois –, bem como de uma casa de taipa de dois andares (um dos pavimentos será transformado em centro de visitação), além de uma barragem com estrutura de pedra. O município de Crato já dispõe de parte da Floresta Nacional do Araripe (a primeira do Brasil, criada há 62 anos) e da APA–Área de Proteção da Ambiental da Chapada do Araripe. Pelo menos em termos ecológicos, o Crato vai bem...
A CONURBAÇÃO É UMA REALIDADE
A criação da Região Metropolitana do Cariri veio apenas formalizar uma realidade já existente há cerca de 15 anos: a consolidação da conurbação Crajubar. Quem mora na região sabe disso. Foram agregadas ao Crajubar outras cidade próximas: Missão Velha, Santana do Cariri, Nova Olinda, Farias Brito, Caririaçu e Jardim. A iniciativa visa promover o desenvolvimento econômico e melhorar a gestão dos serviços públicos na nova região metropolitana cearense. Por isso, 99% dos caririenses apoiaram a decisão do governador Cid Gomes.
AGORA VAI...
Segundo o secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, ao longo dos próximos cinco anos, 65 milhões de dólares serão investidos para a implantação de projetos na Região Metropolitana do Cariri, dos quais 70% são empréstimos tomados no Banco Mundial, cuja negociação já foi finalizada. Uma parcela desses recursos está destinada ao fomento e fortalecimento do setor turístico do Crajubar, a exemplo da construção do Centro de Cultura e Eventos do Cariri, no Crato; do projeto “Roteiro da Fé”, que requalificará o centro comercial de Juazeiro; e a implantação, no Engenho Tupinambá, em Barbalha, do Museu da Rapadura.
LIXÃO
Atualmente é grande a produção de resíduos sólidos urbanos nos municípios da Região Metropolitana do Cariri, especialmente na área conurbada de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. A disposição dos resíduos coletadas é em lixões a céu aberto, localizados próximos a cursos de água ou em áreas de Unidades de Conservação, contribuindo para a poluição dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos pelo aporte de chorume, além da disseminação de vetores de doenças e da degradação dos valores paisagísticos. O lixão do município de Barbalha, por exemplo, encontra-se localizado dentro do território da APA da Chapada do Araripe, na estrada de acesso ao Balneário Caldas, importante ponto turístico do município.
245 ANOS DA CIDADE DE FREI CARLOS
No próximo domingo, 21 de junho, Crato comemorará 245 anos de sua elevação à categoria de vila. Os primórdios da cidade, no entanto, remontam a 1740, quando um capuchinho, nascido na Itália – frei Carlos Maria de Ferrara –, fundou a Missão do Miranda, local de aldeamento dos índios Cariris. Em 21 de junho de 1764, a Missão do Miranda foi elevada à categoria de vila, tendo seu nome mudado para Vila Real do Crato, em homenagem à homônima existente na região do Alentejo, em Portugal. O Crato de hoje é uma cidade bonita, hospitaleira, cujo progresso é tocado por seus habitantes. Só eles conhecem a realidade do Crato, pois são atores no dia a dia, em meio às alegrias e tristezas desta mágica cidade.
RESPEITO À CIDADANIA
Os órgãos executivos municipais de trânsito (Demutrans) de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha precisam fixar critérios para a atuação de multas, como ocorre em cidades mais organizadas na administração do trânsito. Uma das exigências para notificação de multas é que estas sejam lavradas no ato ou que se sejam acompanhadas da foto comprobatória da infração. Só com isso será evitada a suspeita da indústria das multas que paira sobre os Demutrans da conurbação Crajubar. Alegria geral para Dedé da Granja (esq), deputado Raimundo Gomes de Matos e vereador Guer (dir), depois que o Crato conseguiu a vitória.
CRATO NA ELITE CEARENSE
E não poderíamos deixar de divulgar a alegria da torcida do Crato Esporte Clube, que conseguiu, após nove anos de luta, o acesso à 1ª Divisão do Campeonato Cearense de futebol. A comemoração se deu no estádio Senador Carlos Jereissati, em Maracanaú, quando o Crato derrotou o time da casa.
CURTAS
- Perguntar não ofende: quando será retomada a construção do Anel Viário de Juazeiro do Norte, que previa a construção de uma via (com pista dupla dotada de canteiro central) em torno da cidade com uma extensão de cerca de 30 quilômetros?
- O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, pretende construir um monumento de grandes proporções em homenagem ao Padre Cícero, na cidade da Região Metropolitana de Fortaleza. Para tanto, conseguiu a anuência sentimental de Dom Fernando Panico.
- A Fundação Waldemar de Alcântara, presidida pelo ex-governador Lúcio Alcântara, vai reeditar o livro O Cariri, do médico-historiador cratense Irineu Pinheiro.
- Dom Fernando Panico se propõe a enfrentar novo desafio: instalar na diocese de Crato uma "Fazenda Esperança" destinada à recuperação de pessoas dependentes das drogas. O imóvel será localizado no município de Mauriti.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário