quarta-feira, 3 de junho de 2009

Confirmado: três cearenses estavam no vôo da Air France

Confirmada hoje pela Air France, o governo brasileiro e divulgado em toda a imprensa, notícia dada por este blog ontem, em primeira mão, de que três cearenses estavam no vôo da Air France que caiu no Rio de Janeiro. Segue abaixo matéria publicada na edição de hoje do Diário do Nordeste com mais detalhes sobre o assunto.

O casal do cearense Francisco Eudes Mesquita Valle e Maria de Fátima, com nora Luciana Sebá e o filho Paulo Vale Brito iam para Paris em viagem de férias (Foto: Álbum de família)


O Cearense José Ronel Amorim de Souza com sua esposa francesa, Isis Ronel (Foto: Álbum de família)


Fortaleza. Familiares de luto lamentam a perda de parentes cearenses que estavam no vôo 447, da Air France, que desapareceu no trajeto entre Rio e Paris, no último domingo. Entre as vítimas estão o empresário de Reriutaba, radicado em Niterói, Francisco Eudes Mesquita Valle e sua esposa Maria de Fátima Brito.

Na aeronave também estava o dentista cearense, José Ronnel Amorim de Souza, 35 anos, que retornava a para Londres, após visitar o pai na cidade do Rio de Janeiro.

Desde que soube do acidente do primo Eudes Mesquita Valle, a rotina na casa da professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece) Isabel Mesquita da Costa mudou. Ela não larga o celular, para manter contato com os parentes do Rio de Janeiro. “Estamos transtornados com a tragédia, que destruiu toda a família do meu primo. Restou apenas a filha dele, a Juliana, que mora na China”, lamentou a professora.

Segundo ela, Francisco Eudes adorava viajar e aí passar férias em Paris, acompanhado pela esposa Maria de Fátima, o filho - o empresário Paulo Vale Brito e com a nora Luciana Sebá. “Eles planejaram a viagem para se encontrar com a Juliana que estava indo da China para a França em outro vôo´, afirmou Isabel Mesquita. Ela contou que a Juliana não soube nada sobre o acidente, ficou sabendo da tragédia apenas quando desembarcou no Aeroporto Charles de Gaulle.

Para Isabel Mesquita, a morte de toda a família do primo é muito triste. “O filho dele, o Paulo, não queria viajar, só foi por insistência do pai, da mãe, da esposa e, principalmente da irmã que queria se reunir com eles em Paris”, relatou a professora, que soube desse episódio através dos parentes cariocas.

Reriutaba

Na outra extremidade do Estado mais precisamente na região Norte, a cidade de Reriutaba, também está chocada com a notícia de que um dos seus filhos ilustre estava no vôo 447.

O empresário e diretor da transportadora de combustíveis TWL – Transporte e Logística Web Ltda, Francisco Eudes Mesquita Valle.

As lembranças dele na cidade são poucas uma vez que viveu apenas parte de infância. ´Quando Francisco Eudes, deixou Reriutaba para morar em Fortaleza, tinha apenas sete anos de idade´, contou a professora aposentada Maria do Socorro Martins, prima de Otília Mesquita Valle, genitora de Francisco Eudes.

O motivo que levou o empresário morar na cidade de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, está ligado a saúde do pai. ´O pai dele lutava contra o câncer. Viajaram para Fortaleza e em seguida foram para o Rio de Janeiro, onde lá ele morreu. A sua mãe Otília Mesquita era a única que visitava Reriutaba. A última vez que ela aqui esteve foi no final da década de 70´, relembrou Socorro.

COMOÇÃO
Parentes de Maria de Fátima sentem a grande perda

Crato. Uma das vítimas do desaparecimento do Airbus-330, da companhia aérea Air France, a cearense Maria de Fátima Brito, tem parte de seus familiares mais próximos residentes em Crato, na região do Cariri. Ela estava no vôo junto com o marido, Francisco Eudes Mesquita Valle, de Reriutaba, e o filho do casal, Paulo Valle Brito e esposa Luciana Sebá. O casal residia em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, e viajava para aproveitar as férias.

Pai e primos encontram-se abalados com o desaparecimento e não quiseram dar maiores informações sobre o caso. Segundo informações da família da vítima, em Crato, os dois casais iriam à França para se encontrar com outra filha, que atualmente reside na China. Maria de Fátima esteve recentemente no Cariri para visitar o pai, que já está com mais de 80 anos e passa por problemas de saúde. Ela tem mais dois irmãos, que também residem no Rio de Janeiro, junto com a mãe.

TRISTEZA
Dentista conheceu esposa na França

Fortaleza. A tragédia do vôo da Air France também atingiu os parentes em Fortaleza do dentista José Ronnel Amorim de Souza. Olhando o álbum de fotos do casamento da filha, Ubirajara Fonseca Souza mostrou emocionado a foto do sobrinho José Ronnel e da sua esposa, a francesa Isis Ronnel. O casal estava no vôo 477 que desapareceu no último domingo. “Ele era surfista, adorava surfar em Bali e, acabou morrendo no mar”, desabafou o tio.

Ubirajara Souza contou que o sobrinho morou em Paris, mas nos últimos cinco anos residia em Londres, onde tinha uma consultório dentário.

“Ele tinha uma grande clientela lá”, diz com orgulho o tio cearense. Ontem, ele conversou, por telefone, com seu irmão (pai de Ronnel), José Caubi Souza, que mora no Rio.

“Ele está muito abalado com a perda do filho do meio, mas foi medicado pelo filho mais velho, que é médico. A minha cunhada, a Diana, esteve hospitalizada quando soube da notícia, agora está em casa. Infelizmente, fatalidades fazem parte da vida”, finalizou.

SUELÉM CAMINHA, WILSON GOMES E ELISÂNGELA SANTOS
Repórteres
Diário do Nordeste

Nenhum comentário: