Após uma série de levantamentos e pesquisas feitas por historiadores, foram retiradas as dúvidas e definido com exatidão o local que deu origem ao município de Juazeiro do Norte. Além disso, a área onde existia o imóvel residencial que acolheu o Padre Cícero na noite em que o mesmo tivera um sonho no qual Jesus lhe aparecia pedindo para cuidar daquele povo. A casa ficava entre a escadaria da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores e o cruzeiro com a imagem de Pietá na Praça dos Romeiros.
Segundo o Secretário de Turismo, José Carlos dos Santos, as buscas foram baseadas em compêndios históricos e o objetivo é construir marcos definitivos num resgate do local, a fim de ser preservado para a posteridade. No primeiro caso, segundo adiantou, será construída uma réplica do Juazeiro primitivo e, no outro, um obelisco sinalizando o local do imóvel que pertencia a dona Albuína de Figueiredo, onde o Padre Cícero repousou e teve o sonho.
Para tanto, o encontro na casa paroquial e, depois, as visitas “in loco” contaram com a participação da Secretária de Infraestrutura de Juazeiro, Gizele Menezes. Ela anotou os dados apontados pela equipe composta ainda pelo Padre Paulo Lemos Pereira e os professores e pesquisadores Daniel Walker, Renato Dantas e Ana Célia Casimiro. O ponto de origem de Juazeiro acordado pelo grupo fica entre a cúpula da Praça dos Romeiros e a área onde estão sendo construídos os boxes.
RÉPLICA DO JUAZEIRO - De acordo com a minuta do projeto, a réplica prevê a reconstituição da antiga Fazenda Taboleiro Grande com a construção da Capelinha, a casa onde morava o Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro e três ou quatro outros pequenos casebres no entorno. Em frente a tudo isso, serão implantados três frondosos pés de Juazeiro numa espécie de recomposição da paisagem “urbanística” de então por onde a nossa história começou.
O Secretário de Turismo José Carlos é ainda Coordenador Executivo da Comissão Organizadora do Centenário de Juazeiro do Norte. Ele explica que a iniciativa faz parte dos preparativos para a festa dos 100 anos do município. Já o Secretário Executivo da Setur e membro da comissão, Daniel Walker, lembrou que o local era ponto de passagem e parada dos tropeiros para descansarem à sombra dos Juazeiros. Ele sugeriu que fosse construída a Avenida Centenário entre a Praça dos Romeiros e a futura Praça Marco Zero, que deverá se transformar num ambiente cultural do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário