A situação do transporte escolar na maioria dos municípios cearenses é precária, segundo o deputado Artur Bruno (PT). Em pronunciamento ontem, no plenário da Assembléia Legislativa, ele apontou que grande parte das Prefeituras não disponibilizam de transporte escolar adequado e muitas vezes utilizam esses veículos para outras utilidades, como transportar times de futebol e até cabos eleitorais.
Bruno pediu fiscalização por parte do Ministério Público e da Procuradoria da República sobre as condições dos transportes escolares nos municípios cearenses. Ele alerta que a média de idade das frotas são de 18 anos, sendo que 94% são terceirizados, segundo o parlamentar, com o intuito de beneficiar cabos eleitorais.
Ele diz que há recursos tanto dos governos (Federal e Estadual) para melhorar tais condições, apontando que, em 2007, foi instituído o programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar no Ceará, que oferece aos municípios assistência financeira, porém ressalta que 94,5% dos veículos não tem regulamentação própria.
O deputado Welington Landim (PSB) garante que grande parte das prefeituras ainda sentem dificuldade para oferecer um transporte ideal, pelo número de veículos exigidos para prestar esse serviço e pelos impostos a serem pagos. Para o parlamentar, seria providencial se o Governo Federal aumente o repasse para a Educação.
Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário