
O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), reconheceu nesta quarta-feira, 3, que as chances de o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), ser o candidato do partido às eleições presidenciais do próximo ano são maiores do que a candidatura dele próprio. "A probabilidade de o Serra ser candidato hoje é maior do que a de eu ser candidato", disse em entrevista ao programa 3 a 1, da TV Brasil, que vai ao ar nesta quarta às 22 horas. "Vou apoiar o candidato que as bases do meu partido escolher. Se o Serra for candidato, serei o mais dedicado soldado do partido." Aécio voltou a defender as prévias partidárias como a melhor forma de escolha do candidato de 2010 e disse que ainda está na disputa pela candidatura. Para isso, ele e José Serra já estabeleceram uma agenda de eventos por todo o país para conversar sobre grandes temas de campanha. "Vamos eleger três ou quatro bandeiras e, a partir daí, definir qual é o melhor candidato". Ele ainda admitiu que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, garantirá "uma disputa de alto nível" às eleições, caso realmente seja a candidata do governo à presidência. "Ela é uma candidata à altura do amadurecimento da democracia brasileira", disse. "Nas pesquisas, acho que ela ainda não atingiu o patamar mínimo que um candidato com apoio do presidente pode atingir. Esse mínimo é de 30%. Ela chegará a isso no final deste ano. A partir daí, a luta é outra. O poder de influência do presidente Lula diminui muito e passa a contar apenas a imagem da candidata. (O Povo)
Uma pergunta: : dá pra agüentar ter como presidente da República outro tucano?
Tucanos perdendo credibilidade
É verdade que alguns políticos tucanos vem perdendo credibilidade nos últimos tempos. O maior exemplo disso foi a pesquisa divulgada com relação á corrida presidencial. A candidata do presidente Lula, Dilma Roussef, só cresce nas pesquisas, enquanto o tucano Serra só cai. Seria esse um momento em que a sociedade brasileira acorda para o perigo de um tucano como Serra na presidência da República? Será que a sociedade brasileira acordou mesmo, após vislumbrar os equívocos de FHC? Os tucanos têm um mérito, isso não podemos deixar de registrar. Inventaram todo tipo de mal exemplo na política, como a privatização de estatais com boa saúde financeira e abafaram vários escândalos durante o governo FHC. E detestam a imprensa, quando a imprensa fala a verdade. Muitos pintam de bonzinhos, otimistas, falando bem disso e daquilo mas na primeira critica, colocam os cães amestrados para latir contra a imprensa que fala a verdade. E o presidente Lula? Bem, Lula continua sendo o mais popular presidente da República nos últimos tempos. Deve encher muito tucano de ódio.
Tem alguns tucanos trabalhando, sim...
Não podemos, entretanto, generalizar. Há políticos tucanos sérios, e outros que lutam por projetos para seus municípios e estados. Registro aqui dois: Aécio Neves, governador de Minas Gerais, e o prefeito de Araripe, Humberto Germano. Outro tucano que acho que trabalha: Raimundo Gomes de Matos, lá de Maranguape, mas que tem família no Crato. Poderíamos citar outros, mas pelo espaço e para não fazer injustiça ficamos por aqui. No Cariri, a maioria dos prefeitos tucanos deixa a desejar, com pouca inspiração. Veja os casos de Crato, Nova Olinda e Santana do Cariri. Nenhum projeto novo nestas administrações. É bom que se diga que essas gestões tucanas no Cariri não apresentaram nestes primeiros cinco meses nenhuma inovação, nada de novo no front. Os projetos são requentados, e a maioria com recursos da União e do Estado. Cadê os projetos com recursos municipais? Cadê os projetos de autoria do Município? Resta agora a sociedade se mobilizar a cobrar ações efetivas para melhoria da qualidade de vida das populações desses municípios. Quanto ao extremo oposto, o PT, a cobrança não pode ser outra, ou seja, que os prefeitos petistas realmente consigam melhorar o nível de desenvolvimento de suas cidades. Senão, todo o discurso de mudança por ir por água abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário