Tramita no Congresso Nacional projeto de lei do deputado mineiro José Fernando Aparecido de Oliveira (PV), que institui o programa “a bucha vegetal brasileira“, destinado a promover o plantio e o consumo nacional do produto. Em alguns municípios do Cariri como Potengí, Assaré, Nova Olinda, Campos Sales e Crato, existem pequenos plantios da bucha vegetal.
O técnico em agropecuária e geógrafo, Jackson Nuvens de Alencar, cultiva a bucha em seu quintal, e os frutos chegam a 1,27m. Ele tem a expectativa de que as autoridades do setor primário do Cariri, e os agentes financeiros fomentem a produção na região com o incremento da produção e industrialização, agregando valores na cadeia produtiva, desde o plantio até o mercado consumidor.
Gertrudes Leite de Oliveira, presidente da Associação das Bonequeiras do Pé de Manga, em Crato, já trabalha com a bucha na fabricação de bonecas de pano, luvas, cestas em miniaturas e esponjas. Os produtos serão expostos no V Encontro Internacional de Negócios, que vai ser realizado de 14 a 17 de outubro, no Palácio da Micro Empresa, em Juazeiro do Norte.
A bucha vegetal é originária da África e se adapta muito bem ao clima e solo nordestino. É uma planta herbácea e trepadeira, apresenta frutos esponjosos, fibrosos e alongados, cujo tamanho varia entre 40 centímetros a 1,60cm. Seu florescimento é semelhante ao do chuchu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário