Terminou no ultimo dia 28 de setembro, o período de isenção completa do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), para a compra de carros novos e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Confins), na compra de motos. O benefício gerou grande volume de negócios nas concessionárias e montadoras de todo o país. Até dezembro, o imposto subirá gradualmente (mês a mês), até voltar ao normal em janeiro de 2010.
No Crato, não existem concessionárias de carros novos, mas nas duas principais revendedoras de motos da cidade, os negócios superaram as expectativas desde o inicio do período do beneficio, em abril de 2009. Segundo Alcione Dantas, gerente comercial de uma concessionária, foram vendidas nos 180 dias de redução, 3.600 unidades nas duas lojas de Crato e Juazeiro, o equivalente a 15% de aumento nas vendas. Com o fim da isenção e a volta dos 3% da Confins, adicionado ao preço do produto, ela acredita que o ritmo das vendas vai continuar devido à aproximação do natal e final de ano.
Francisco das Chagas Alencar, gerente comercial de outra concessionária, explicou que a isenção do imposto aqueceu as vendas nas duas lojas de Crato e Juazeiro, ao ponto de bater o recorde em relação a todas as concessionárias do Brasil. Nas unidades da empresa nos meses de julho, agosto e setembro, os negócios cresceram 40%, contra 20% no primeiro trimestre da isenção (abril, maio e junho ). Francisco das Chagas disse que o retorno da Confins não vai causar nenhum impacto negativo nas futuras vendas.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Geraldo Pinheiro, acha que a isenção trouxe beneficio geral e acredita que depois do carnaval, o incentivo irá voltar.
Jornal do Cariri
Nenhum comentário:
Postar um comentário