segunda-feira, 5 de outubro de 2009

NOTÍCIAS VARIADAS DO CARIRI



CONHECENDO O CARIRI
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) iniciou, tempos atrás, estudos visando o tombamento do acervo do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, pertencente à Universidade Regional do Cariri. Todas as peças foram catalogadas e os arquivos salvos em CDs. Avaliações feitas por especialistas e seguradoras estimaram que o valor do acervo do Museu de Paleontologia da Urca pode ultrapassar 30 milhões de dólares. O museu guarda, sob sua responsabilidade, um patrimônio - pertencente ao povo brasileiro - que é superior, e mais rico, do que alguns museus de referencia internacional. A exemplo do Museu Americano de História Natural de Nova York, para citar um único similar.

A CAPITAL DA FÉ
Na audiência privada que teve com Bento XVI, o bispo de Crato, dom Fernando Panico disse ao papa que a devoção dos nordestinos ao Padre Cícero é algo que impressiona. Falou que os peregrinos enfrentam centenas de quilômetros, em meio ao desconforto dos transportes e inclemência do clima, para visitar Juazeiro do Norte. Ali se confessam e rezam. Uma expressão de fé realmente rara de se ver no mundo hedonista e materialista dos dias de hoje.

PADRE ALZIR
Neste "Ano Sacerdotal" os católicos de Lavras da Mangabeira estão homenageado o padre Alzir Sampaio, falecido em 1971. Durante trinta e três anos ele foi pároco daquele município. Preocupado com a saúde e educação dos seus paroquianos, padre Alzir - nascido em Barbalha - criou um ambulatório, o Clube das Mães Gestantes e o Ginásio São Vicente Ferrer, o primeiro da cidade.

BARBALHA
Nesta segunda-feira, dia 5, Barbalha, a Terra de Santo Antônio, será sede do governo itinerante. O governador Cid Gomes - e todo o secretariado - chegará cedinho. Receberá lideranças, visitará obras e anunciará vários benefícios para a região do Cariri. Entre elas haverá a assinatura da ordem para o início da nova pavimentação asfáltica da estrada Barbalha-Jardim, cujos trabalhos já foram iniciados.

OS TEMPOS MUDAM
Foi-se o tempo que Juazeiro do Norte monopolizava a visita dos romeiros do Padre Cícero. Hoje, os peregrinos desdobram as visitas - que acontecem o ano inteiro - em mais duas cidades: Crato (onde conhecem a pia batismal da catedral de Nossa Senhora da Penha (foto), na qual foi batizado o Padre Cícero) e Barbalha, onde visitam o balneário do Caldas. O afluxo é maior principalmente nas grandes romarias de fevereiro, março, julho, setembro e novembro. Mas a cada dia 20, Crato e Barbalha acolhem satisfeitos os afilhados do "Padim".

SOCIAL
João Correia Saraiva, oftalmologista, que vem desenvolvendo um projeto social importante em Crato. Realizando cirurgia de catarata pelo Sistema Único de Saúde. Apenas no mês de setembro, 80 pessoas foram atendidas.


CURTAS

CENTENÁRIO
> Circulou a primeira edição do jornal "O Centenário" produzido pela Comissão Organizadora do Centenário de Juazeiro do Norte (...)

PORTAL
> Juazeiro do Norte vai ter mesmo um portal na entrada da cidade, dando boas vindas aos visitantes. O projeto já foi protocolado na Secretaria do Turismo do governo do Ceará.

GENTILEZA
Ao deixar uma das diretorias da Fundação Padre Ibiapina, após cumprir mandato de três anos, Armando Rafael recebeu de dom Fernando Panico um agradecimento especial, simbolizado num significativo presente. Trata-se de um terço, com as armas do pontífice Bento XVI, que o bispo de Crato trouxe de Roma.

LIRA NORDESTINA
Patrimônio cultural do Ceará e pertencente à Urca, a Gráfica Lira Nordestina - localizada em Juazeiro do Norte - é a maior produtora e difusora da literatura de cordel e xilogravuras do Brasil. Por iniciativa do ex-ministro Gilberto Gil, a Lira Nordestina foi selecionada como um dos "pontos de cultura do Brasil". Precisa, por isso mesmo, ser mais divulgada.

Coluna Cariri, publicada na edição de ontem no Jornal O Povo.

Nenhum comentário: