quarta-feira, 7 de outubro de 2009
OUTUBRO ROSA
A ideia de jogadores de futebol americano jogando com chuteiras e luvas cor-de-rosa pode parecer estranha, mas aconteceu ontem. Os brutamontes estão participando, como todos os times da liga, da Campanha Outubro Rosa. Na última segunda-feira, 5, no Rio de Janeiro, a estátua do Cristo Redentor foi iluminada nessa cor, somando-se a vários monumentos e prédios públicos através do país, tudo isso para chamar a atenção para uma doença que ainda mata meio milhão de mulheres todos os anos. Tudo começou em 2006, quando programadores da Califórnia, nos Estados Unidos, resolveram pintar de cor-de-rosa seu site e dedicaram a ideia ao mês de Conscientização do Câncer de Mama. De lá para cá, a iniciativa atinge a internet em suas variadas formas: sites, blogs e Twitter se pintam de rosa para que as mulheres se informem mais sobre os riscos e a prevenção da doença. Apesar de todo avanço tecnológico, que hoje em dia permite o diagnóstico precoce e tratamento eficiente, faltam informações para as mulheres. Desde abril de 2009, o Sistema Único de Saúde está obrigado a oferecer a mamografia a todas as brasileiras com mais de 40 anos. O câncer de mama está relacionado a histórico de câncer de mama na família, menopausa tardia, reposição hormonal, consumo de álcool, obesidade e não ter filhos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário