quinta-feira, 8 de outubro de 2009

TRABALHO E DEMOCRACIA

A adoção de medidas rápidas de aquecimento econômico interno e a manutenção da democracia no continente americano são resoluções que fazem parte do documento final da XVI Conferência Interamericana de Ministros de Trabalho da Organização dos Estados Americanos, que acontece desde terça-feira em Buenos Aires , na Argentina. A delegação brasileira no encontro é chefiada pelo Secretário Executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, André Figueiredo, que representa o ministro da pasta, Carlos Lupi.

Na manhã desta quinta-feira (8), Figueiredo participou de café da manhã com os ministros do Trabalho do Mercosul, quanfo foram marcadas reuniões técnicas entre os países visando aprofundar as discussões do bloco relacionadas ao mundo do trabalho.

À tarde foi aprovado o documento final do encontro, intitulado Declaração de Buenos Aires. Todos os ministros do Trabalho das 34 nações que participam do bloco reafirmaram o compromisso com políticas públicas anticíclicas para amenizar os efeitos da crise. Em seu discurso, nesta quarta-feira (7), André Figueiredo fez um detalhado relato sobre as ações colocadas em prática no Brasil para enfrentar a crise, afirmando que as ações foram fundamentais para "o Brasil ser um dos últimos países do mundo a entrar na crise e o primeiro a sair dela".

Esta foi a primeira vez que autoridades econômicas e sociais da Argentina, Brasil e Estados Unidos se encontram no âmbito de uma Conferência Interamericana de Ministros do Trabalho. Ficou decidido ainda, durante o encerramento do encontro, que El Salvador sediará a próxima reunião do grupo, que deverá acontecer no segundo semestre de 2011.

Nenhum comentário: