A primeira cidade do Interior do Ceará que vai entrar na campanha em busca dos 100 mil cadastros para doação de medula óssea é o município de Pentecoste, a 93 quilômetros de Fortaleza. A equipe do Hemoce visita a cidade nesta sexta-feira, no dia 26, de fevereiro, para realizar o treinamento dos profissionais de saúde do município. E no dia 27, sábado, acontece o trabalho de cadastro daqueles que quiserem doar medula óssea, entre 8 horas e 15 horas. Para isso, o Hemoce conta com a parceria de líderes comunitários, agentes de saúde, professores da Universidade Federal do Ceará, além da Prefeitura e Secretaria da Saúde de Pentecoste.
A meta é chegar a 100 mil voluntários a doação de medula óssea no Ceará até dezembro de 2010, quando se comemora a Semana Nacional do Doador de Medula. Em junho de 2008, O Hemoce contava com 25 mil voluntários cearenses cadastrados no Redome. Em um encontro realizado no INCA, no Rio de Janeiro, o hemocentro do Ceará recebeu um prêmio de reconhecimento por este trabalho e se comprometeu a alcançar 30 mil cadastros até o final do ano. Em outubro a meta foi batida, dois meses antes do previsto.
Felizes com o resultado, a equipe de Captação de Doadores e a Direção do Hemoce decidiram estabelecer uma nova meta: chegar a 50 mil doadores até o meio do ano de 2009. Em agosto, esse número foi alcançado. E em fevereiro, esse número já chega com 58.200 cearenses cadastrados no Redome. Agora, o novo desafio é completar os 100 mil voluntários inscritos somente no Ceará. Para cumpri-lo, precisamos lançar mão do apoio dos cinco hemocentros regionais espalhados no Interior do Estado, nas cidades de Iguatu, Crato, Quixadá, Juazeiro do Norte e Sobral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário