sábado, 13 de fevereiro de 2010

Virgens’ lotam as ruas do Crato, abrindo o carnaval do Cariri

As virgens lotam as ruas do Crato, promovendo a abertura do carnaval no Cariri, com o desfile que levou uma verdadeira multidão de cerca de 10 mil pessoas às ruas da cidade, no final da tarde de ontem até à noite. Os homens vestidos de mulher não se intimidam e passam a viver os personagens femininos, de forma animada, desde cedo, em alguns bairros da cidade. Muitos fazem questão de caprichar no figurino. São fantasias das mais sofisticadinhas, outras ousadas, e as piores que se possa imaginar. Mas o importante é estar de ‘virgenzinha’ para chamar a atenção, e acima de tudo, vivenciar a animação.

A concentração do Bloco das Virgens acontece nas proximidades da Eventus casa de Shows, no bairro São Miguel. Às 15 horas os foliões começam a fazer ‘enxame’, com o desfile das fantasias. Cada um, que não veste apenas o figurino, mas as personagens femininas, da forma mais exagerada possível, começa a chegar. O bloco, pelo crescimento ao longo dos anos do número de foliões, passou a ter dois trios acompanhando. Percorre locais como a avenida Teodorico Teles, Monsenhor Esmeraldo, entrando pela rua Dr. João Pessoa. Na metade do percurso, a Banda Municipal de Música do Crato acompanha o Bloco das Virgens. Nesse ponto da cidade, uma grande multidão interdita as principais ruas da cidade, seguindo pela praça da Sé até o Centro Cultural do Araripe, onde, há alguns anos, se conclui o desfile. Stefanie e Banda fazem a festa no local.

O Bloco das Virgens nasceu de forma modesta, ainda no bairro Mirandão. Os moradores do conjunto decidiram fazer diferente durante o carnaval. A irreverência de um pequeno grupo de foliões contagiou, há cerca de duas décadas, os moradores da cidade, que lotavam as ruas para ver o bloco dos homens vestidos de mulher passar. Hoje é uma das grandes atrações carnavalescas do interior do estado. O desfile passou a contar com uma organização maior, a cargo do promoter André Lacerda, Secretaria de Cultura, Esporte Juventude do Crato, e órgãos de segurança. Em algumas áreas, não houve permissão para o trânsito de veículos, como na rua Dr. João Pessoa, como forma de garantir a segurança do desfile.

Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Nenhum comentário: