sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
PT: trinta anos pelo Brasil
O PT foi concebido no chão das fábricas por operários em revolta contra a exploração capitalista e a opressão da ditadura. Veio à luz num estádio de futebol, onde manifestações multitudinárias desafiavam os helicópteros da ditadura e operários exalavam sem medo o hálito da liberdade.
Construiu-se zelando por sua independência com relação ao estado e às elites e estreitamente ligado aos movimentos sociais que clamavam contra as injustiças seculares e a opressão exercidas pelas elites.
Conheceu o isolamento em relação aos políticos conservadores, decorrente de suas posições libertárias. Pagou com vidas generosas sua lealdade às bandeiras e às reivindicações das camadas mais pobres da população. Foi o primeiro partido a se mobilizar pelas Diretas Já.
Os petistas cearenses escreveram importante capítulo desta brilhante história, afinal, Fortaleza foi a primeira capital conquistada pelo PT, em 1986.
Em 1989, na primeira eleição direta para presidente da República, depois da ditadura militar, o partido apresenta ao Brasil o nome de Lula. A vitória, no entanto, só viria em 2002, após uma competente construção política e uma memorável campanha, marcada pela mobilização popular.
Desde então, Lula vem fazendo um governo que marca época no Brasil e desperta a atenção do mundo. Pela primeira vez, a economia brasileira cresce de forma sólida, sem dívida externa, com inclusão social, inflação sob controle, recorde em geração de empregos e ascensão social de 31 milhões de brasileiros. O projeto transformador do PT e da base aliada gerou um autêntico círculo virtuoso.
Ao longo destes 30 anos, construímos um PT aberto, democrático, plural e maduro, em sintonia com o seu tempo. O respeito que conquistamos é fruto de muito trabalho e da dedicação de milhões de militantes espalhados pela imensidão do Brasil e unidos pela nobreza do sonho & cada vez mais real - de um País melhor para todos.
PT, os que vão nascer te saúdam.
José Guimarães - Deputado Federal e presidente do PT Ceará de 1991 a 2000
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário