sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Ouvidoria SUS em Juazeiro debate saúde



Um trabalho de sensibilização está sendo desenvolvido pela Ouvidoria/SUS de Juazeiro do Norte na atenção secundária. À frente deste trabalho, iniciado no Hospital Estephânia Rocha Lima (Tasso Ribeiro Jereissati), a ouvidora SUS, enfermeira Kaliny Matos, a partir de uma roda de conversas com os guardas municipais que trabalham na unidade que tem serviço de urgência e emergência.

Com participações da ouvidora do Hospital Estephânia, Dra. Hayane Damasceno e da ouvidoria social do MORHAN, através de Faustino Pinto, foram debatidas as principais reclamações recebidas em 2009, direitos e deveres dos usuários e as principais dificuldades encontradas na instituição na ótica desses profissionais. Dra. Kaliny Matos comentou o encontro com os guardas. “Foi uma reunião satisfatória já que os guardas ficaram sabendo a função da ouvidoria, e que a Dra Hayane tem o papel muito importante em esclarecer à população as normas da instituição. Eles traçaram o que poderia ser feito em sua área para melhorar o serviço prestado à população e ficaram de cooperar evitando possíveis discussões com um usuário SUS, já que agora sabem do serviço, encaminhando diretamente para a ouvidoria do Hospital”, explicou.

Dra. Hayane observou todas as sugestões dos profissionais, e debateu sobre a possibilidade de tornar o serviço do Hospital Estephânia mais humanizado. Faustino Pinto, por sua vez, relatou experiências vividas no Hospital, e sobre o antes e o depois do ano de 2009, já que “os serviços estão melhorando”. Encontros semelhantes serão realizados com outros prestados de serviços do Hospital.

Nenhum comentário: