sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Unidade Descentralizada de Campos Sales se prepara para iniciar Semestre Letivo e divulga resultados positivos

Realizou-se na sede da FUNDETEC, no ultimo dia 23 de fevereiro, uma reunião com todo o corpo docente e direção da Unidade Descentralizada de Campos Sales, com o objetivo de preparar o próximo semestre letivo 2010.1 que terá inicio no próximo dia 1 de março. Estrategicamente esse encontro faz parte de um conjunto de atividades administrativas, com a finalidade de discutir coletivamente os pontos positivos e negativos do Campus Cariri Oeste, reunindo num só projeto toda a equipe de profissionais que, nos últimos anos, tem conseguido implementar uma série de políticas e revolucionado o ensino superior na região Cariri Oeste do Estado do Ceará. O evento foi iniciado com as palavras do Professor Miguel Costa Barros. Ele saudou os presentes, em especial os novos professores que estavam neste semestre compondo o quadro funcional da Unidade, chamando atenção para a nova tarefa que irão assumir.


O diretor da UDS – Campo Sales, Professor Roberto Siebra, apresentou alguns avanços obtidos no Campus, período em que se encontra à frente da Unidade. Ele destaca que antes de assumir, funcionavam três turmas (letras, biologia, matemática) beneficiando 127 alunos, que absurdamente pagavam para manter seus estudos. Atualmente, além destes cursos, foi implementado o Curso Seqüencial em Saúde, beneficiando um total de 342 alunos e que neste semestre letivo passará para 376 alunos. No próximo semestre letivo o número de alunos beneficiados será de 427, por conta do ingresso de mais 122 novos alunos selecionado aprovados no último processo seletivo. O quadro de professores, era de apenas três profissionais exercendo o magistério superior e para o próximo semestre letivo serão contratados, inicialmente, 28 professores, somente para os cursos de graduação e mais cinco para o curso seqüencial, num total de 33 professores.


Prosseguindo a avaliação o Prof. Roberto Siebra, informou aos presentes, que numa correta política de parcerias com as Pró-Reitorias da URCA, em especial a PROGRAD, tem conseguido vários benefícios, com destaque para a possibilidade de já na segunda quinzena de março estar em funcionamento dois novos cursos da Plataforma Freire – Educação Física e Geografia, que contribuirá para a formação de 70 novos alunos e beneficiará maior número de profissionais universitários.


É importante destacar, lembra o Professor, que, com exceção do Curso Seqüencial em Saúde Publica, todos os demais cursos estão sendo ofertados gratuitamente, sem nenhuma taxa para os estudantes, motivo de orgulho para todos os que fazem esta Universidade, em especial, os menos favorecidos da região Cariri Oeste, que podem sonhar em cursar uma universidade sem os sacrifícios do passado, onde a ganância de alguns tirava o direito constitucional do povo sofrido destas localidades de ter acesso a educação superior.

Nenhum comentário: