sexta-feira, 5 de março de 2010

Quanto aos mais fracos...





Um dos grandes problemas de relacionamentos numa igreja é a diferença entre o vigor da fé entre os irmãos. Os mais fortes tendem a exigir dos mais fracos convicções e atitudes firmes como a deles. Claro que os mais frágeis de fé não conseguem! Então os mais fortes tendem a tachá-los de carnais, mundanos, frios, etc. Coisa boa não pode sair de situações assim.

Uma ótima solução para este tipo de problema está na famosa história do apóstolo Tomé, que exigiu certas condições para crer que Jesus havia ressuscitado. (Veja Jo 20.24-29). Para tanto, teve de colocar o dedo no lugar em que as mãos de Jesus haviam sido perfuradas com pregos, assim como tocar no lado que havia sido rasgado com uma lança. Depois disso, adorou, embevecido: Senhor meu e Deus meu!

Três valiosas lições de Jesus, que os mais fortes na fé podem aplicar diretamente na sua relação com os mais frágeis.

1) Jesus atendeu as exigências de Tomé. Não adiantaria exigir do seu duvidoso apóstolo uma qualidade de fé superior à que tinha no momento. Seria contraproducente Jesus dizer: "Tomé, eu me recuso a deixar você ver e tocar nas minhas chagas. Ou você crê sem ver, ou me esqueça".
Ao atendê-lo, Jesus estava dando uma oportunidade para que aquela fé tão tenra crescesse. E foi exatamente o que aconteceu. Ao exclamar extasiado "Senhor meu e Deus meu!", Tomé demonstrava que, ao receber um poderoso reforço de fé, saía daquela experiência com uma fé de qualidade muito superior.

Não exija dos irmãos um vigor de fé que eles não têm. Satisfaça as carências de fé deles.
Se um tem dificuldade de crer em certa doutrina, ensine, tenha paciência, ore por ele. Se outro não consegue tomar uma atitude madura, é porque ele não é maduro! Uma criança de 7 anos jamais terá uma postura de um homem de vinte. Ajude o irmão na sua fraqueza.

2) Jesus deixou claro o quanto ficou triste com Tomé.

Quando um irmão lhe entristecer ou magoar em público, e você achar que o caso requer ser exposto, exponha! Se agir com cautela e sabedoria, certamente você fará um bem a ele. Caso não tenha coragem, ou ache desagradável, lembre-se que esse foi o método que Jesus aplicou com Tomé.

3) Jesus disse que os de fé mais fortes serão mais felizes e, implicitamente, O agradarão mais.

Quer ser mais feliz? Tome providências para que a sua fé seja mais madura. Peça a Deus, busque, estude, ore, sacrifique a sua carne. Esse é o caminho.

E nunca esqueça: quanto mais robusta for a sua fé, mais você agradará a Cristo. E, é claro, melhor se dará com os irmãos... fortes e fracos!

Que Deus nos abençoe.

fonte: Boletim Falando de Cristo

Nenhum comentário: