sexta-feira, 12 de setembro de 2008

CÃES MORTOS EM CÂMARA DE GÁS EM CRATO

Os cães apreendidos pelo Centro de Controle de Zoonoses do Crato estão sendo sacrificados numa câmara de gás, o mesmo processo utilizado pelos nazistas para exterminar os judeus na segunda guerra mundial. Consiste na injeção de gás carbônico (CO2), numa câmara hermeticamente fechada, onde são colocados os cachorros. Cerca de 70 a 100 cães chegam ao Centro de Zoonoses do município, por semana, para serem sacrificados.

O gás é produzido por um motor Volkswagen, cujo cano de escape é interligado a câmara, um cubículo de apenas 1,5m quadrado. O gás produzido pelos motores dos automóveis é o mesmo que existe na atmosfera, porém se ultrapassado um certo limite pode tornar-se asfixiante e ocasionar a morte em pouco tempo, conforme o médico veterinário Ricardo Pierre Martins, funcionário do Centro de Zoonoses do Crato. “É um gás inodoro, incolor, sufocante, não inflamável, mais pesado que o ar. Em menos de 10 minutos os cães são mortos”, diz o veterinário.

O método é questionado pela presidente da União Internacional Protetora dos Animais, no Estado do Ceará, (Uipa) Geuza Leitão, com base na resolução nº 714, de 20 de junho de 2002, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Ela diz que a câmara de gás foi abolida. “É um método cruel que, além de queimar o animal, o mata por asfixia”. Geuza levanta suspeita sobre a aplicação de medicamentos anestésicos nos animais. Ela diz que, provavelmente, isso não está acontecendo.

Proibição

O diretor técnico do Centro de Zoonoses, Eldon Menezes, afirma que estão sendo cumpridas todas as exigências para o sacrifício dos cães. Ele mostra os anestésicos que são aplicados antes de levar os animais para a câmara. Quanto a proibição do gás carbônico e, consequentemente, da câmara de gás, ele desconhece.

A resolução 714 recomenda para cães o uso de barbitúricos, anestésicos inaláveis, cloreto de potássio com anestesia geral prévia. No caso da câmara de gás do Centro de Zoonoses do Crato está sendo utilizado o CO2 que, de acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária, não é permitido.

Cloreto de potássio

A proibição da câmara de gás é também confirmada pela professora de Clínica Cirúrgica da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (Favet-Uece), Marilac Maria Arnaldo Alencar. Ela explica que o método recomendado é a aplicação dos anestésicos Quetamina, Xilazina e cloreto de potássio no músculo do animal.

Este tipo de eutanásia, segundo Marilac, será substituído por uma anestesia barbitúrica endovenosa, anestésico realizado com o objetivo de bloquear os estímulos dolorosos que são conduzidos através da medula espinhal. A veterinária explica que está havendo um conflito na interpretação da resolução do CFMV.

Enquanto a decisão disponível no site do CFMV não fala em CO2, a resolução consultada pelos médicos veterinários do Centro de Zoonoses do Crato inclui o gás carbônico como um dos métodos recomendados para a eutanásia.

Diante do impasse, Marilac sugere que a resolução oficial do Conselho seja mais divulgada para evitar o que vem ocorrendo na maioria dos Centros de Zoonoses, isto é, o sacrifício de animais em condições que ferem os princípios normatizados pelo CFMV.

O termo “eutanásia” significa “morte fácil” e, assim, possui a explícita implicação de uma morte tranqüila, sem dor, medo ou ansiedade. O homem tem, em geral, consciência da inevitabilidade e do significado da morte, enquanto que os animais não sentem tal apreensão, a menos que sejam muito maltratados, mal manejados ou que se sintam ameaçados. Pesquisas comprovam que, igualmente aos seres humanos, os animais têm sensciência diante de situações que possam provocar prazer, mas também dor.

SAIBA MAIS

Respeito

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais, proclamada em Assembléia da Unesco, em Bruxelas (Bélgica), em 27 de janeiro de 1978, da qual o Brasil é um dos países signatários, em seus 14 artigos estabelece que os animais devem ser tratados com respeito. Se a morte de um animal for necessária deve ser o mais rápido e indolor possível, sem dor nem angústia, dentre outras medidas.

Bem-estar

A eutanásia deve ser indicada quando o bem-estar do animal estiver ameaçado, sendo um meio de eliminar a dor, o distresse ou o sofrimento dos animais, os quais não podem ser aliviados por meio de analgésicos, de sedativos ou de outros tratamentos, ou, ainda, quando o animal constituir ameaça à saúde pública ou o mesmo for objeto de ensino ou pesquisa.

Proteção

A União Internacional de Proteção aos Animais é uma Organização Não-Governamental (ONG) que atua em diversos países do mundo, como o Brasil, objetivando conscientizar as sociedades sobre os direitos dos animais e deveres dos proprietários e poderes públicos. No Ceará, a advogada Geuza Leitão é a presente da entidade, que funciona em Fortaleza (CE), mas atua em todo o Estado. Contatos podem ser mantidos pelos telefones (85) 3261.3330 e 9994.4552. Já o Centro de Zoonoses do Crato funciona na Avenida Thomaz Osterne, s/n, com o fone (85) 3521.2698.

CRUELDADE

Animais são mortos por asfixia e queimados

Cúbico

A Câmara de gás instalada no Centro de Controle de Zoonoses do Crato é um cubículo de apenas 1,5m quadrado, hermeticamente fechada. Por asfixia e pelo calor do CO2, os animais morrem em 10 minutos, segundo o CCZ.

Escape

Um motor Volkswagen produz o gás carbônico (CO2), numa quantidade letal, que é levado por um cano de escape para a câmara de gás. O CO2 é inodoro, incolor, não inflamável, mas altamente sufocante e quente.

ANTÔNIO VICELMO
Repórter

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: