domingo, 14 de setembro de 2008

COLUNA CARIRI DE HOJE



CLIMA TENSO
Em Nova Olinda, o tempo fechou. Esta semana ameaças de morte e agressões físicas movimentaram a eleição na cidade. O juiz Marcelo Wolney, da 53 ª Zona Eleitoral, decidiu, então, chamar a Polícia Federal para garantir a ordem nas eleições. O clima está tenso, uma professora foi agredida e esta semana uma outra foi ameaçada de morte.

TRANQÜILO
Já em Altaneira e em Santana do Cariri, os ânimos estão mais calmos. A disputa se dá em busca do voto na zonas rural e urbana. Os candidatos fazem caminhadas e comícios, além de reuniões nas comunidades. Em Altaneira, disputam a eleição Dorival (atual prefeito) e Delvamberto Soares (PSB), pela oposição. Em Santana do Cariri, José Maia (PSB) lidera uma frente de oposição contra Jesus Garcia (PSDB).

BREJO SANTO
Na cidade de Brejo Santo, mesmo as pesquisas apontando uma larga vantagem para Guilherme Landim (PSB), o candidato Dr. Edmilson (PSDB) intensificou sua campanha esta semana, com várias caminhadas e reuniões ampliadas. Ele acredita na vontade de mudança do povo de Brejo Santo. Já Guilherme não baixou a bola e todos os dias visita comunidades e bairros da zona urbana.

ABACAXI
A cidade de Santana do Cariri desponta como uma das maiores produtoras de abacaxi do Centro-Sul do Estado. A cultura dessa deliciosa fruta está voltando com força, principalmente nos municípios do Cariri Oeste, onde Santana desponta como principal produtor. Os maiores concorrentes dos caririenses são cidades de Paraíba e Pernambuco.

APOIO
Uma campanha vem tomando conta do Crato. A permanência do Desafio Jovem, instituição que trabalha na recuperação de jovens dependentes de drogas. Um problema social que atinge famílias de vários níveis, as drogas tem um inimigo poderoso em Crato. Com dificuldades, o Desafio Jovem apela para que empresários, instituições e a sociedade apóiem financeiramente o projeto, que não pode fechar suas portas.

UNIVERSIDADE
O deputado estadual Professor Teodoro Soares, que já foi reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), durante o aniversário dos 40 anos da Universidade Vale do Acaraú (UVA), falou da importância da UVA para o desenvolvimento regional e, mais ainda, da importância da federalização da mesma. No Cariri, muitos professores e intelectuais gostaram do discurso de Teodoro, já que muitos defendem também a federalização da Urca.

RACHADO
Em uma campanha eleitoral, a unidade de um partido político é muito importante. Entretanto, no Crato, o Partido dos Trabalhadores passa por um momento difícil. Há um racha nas fileiras petistas que engessa o partido. As principais lideranças estão divididas e sem diálogo. Valdetário Brito, principal liderança pública do partido, e Amadeu de Freitas (ex-vereador e hoje superintendente do Incra Ceará) nem se olham.

MEIO AMBIENTE
O curso de pedagogia da Urca realizou, nesta última semana, oficina de material reciclável. Com esta prática, a professora ministrante Maria Neuma Clemente Galvão, autora do livro Educação Ambiental nos Assentamentos rurais do MST, mostrou a importância de aproveitar certos produtos nas práticas pedagógicas. Com esta oficina, as alunas participantes assumem a responsabilidade de desenvolver em uma escola pública a socialização do conhecimento trabalhado, assim, a instituição contribui de certa forma com a formação crítica de novos profissionais.

BIBLIOTECA
A Universidade Regional do Cariri é uma das instituições de ensino superior que receberão apoio para implantação de biblioteca digital de teses e dissertações, conforme condições estabelecidas no edital Edital Chamada Pública Finep/BDB N° 001/2008. O projeto elaborado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) tem à frente o professor Irwin Alencar Menezes, e será o mecanismo de divulgação dos trabalhos realizados pelo Programa de Pós-Graduação Stricto sensu da Urca.

DANÇA
As unidades do Sesc em Crato e Juazeiro do Norte apresentam neste final de semana o espetáculo de dança "Vozes Nagô". Com coreografia e direção artística de Valéria Pinheiro, o espetáculo "Vozes Nagô", da Academia de Artes Vânia Dutra, resgata a história da cultura afro-brasileira e do negro horizontino por meio da música e da dança contemporâneas. O espetáculo foi concebido com movimentos fortes e expressivos da dança contemporânea e da capoeira, juntamente com a riqueza musical do batuque e do sapateado.


Anote:

Força-tarefa na romaria
A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania do município promove uma força tarefa durante esse período de romarias em Juazeiro. O objetivo é reduzir o número de situações de vulnerabilidade social, onde muitas crianças e adolescentes são expostas. O trabalho é desenvolvido na forma de plantão por equipes da Seast, principalmente na Colina do Horto (foto). Existem muitos casos de exposição, exploração e falta de cuidados com as crianças na sua maioria por parte de vendedores ambulantes e barraqueiros. Mas não faltam romeiros que, igualmente, enquadram parentes nessas condições às vezes até de uma forma inadvertida. O trabalho envolve o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Conselho Tutelar, Juizado da Infância e Juventude, Banco de Alimentos, Pólo de Atendimento do Horto e alunos dos cursos de Psicologia e Serviço Social da Faculdade Leão Sampaio.

COLUNA CARIRI, DE MINHA AUTORIA, PUBLICADA NA EDIÇÃO DE HOJE DO JORNAL O POVO.

5 comentários:

Unknown disse...

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA REALIZADA PELO INSTITUTO ANISIO TEIXEIRA DE EDUCAÇÃO E PESQUISAS , RESISTRADA NO CARTORIO ELEITORAL DA 070ª ZE, DESTE MUNICIPIO COM PROTOCOLO Nº 87498-2008 DE AGOSTO DE 2008 E PROCESSO Nª 431, CONFIRMA QUE DR EDMILSON E SEU VICE NILVAN TAVARES SERAO COM CERTEZA OS VITORIOSOS DAS ELEIÇOES DE BREJO SANTO .OS NUMEROS DA PEQUISAS SÃO ESSE: DR EDMILSON 45,3 , GUILHERME 40,1.

jp felinto disse...

segundo consta essa pesquisa é tao legal quanto as outras . entao baseado em q vc pode afirmar q as pesquisas dao larga vantagem a guilherme landim ?

Tarso Araújo disse...

Falo da última duas pesqusias feitas pelo Instituto ZAytec e registrada no cartório eleitoral de Brejo Santo. Falo das pesquisas registradas e publicadas.Outras, não tomei conhecimento, mas podem nos enviar.

jp felinto disse...

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA REALIZADA PELO INSTITUTO ANISIO TEIXEIRA DE EDUCAÇÃO E PESQUISAS , RESISTRADA NO CARTORIO ELEITORAL DA 070ª ZE, DESTE MUNICIPIO COM PROTOCOLO Nº 87498-2008 DE AGOSTO DE 2008 E PROCESSO Nª 431

jp felinto disse...

OS NUMEROS DA PEQUISAS SÃO ESSE: DR EDMILSON 45,3 , GUILHERME 40,1.