quarta-feira, 24 de setembro de 2008

MANDATO DE LULA E CID PODEM SER PRORROGADOS POR MAIS DOIS ANOS

Por: Donizete Arruda/Site Ceará Agora

Uma manobra política está em curso em Brasília: a prorrogação dos mandatos do presidente da República, Lula, e de todos os governadores, aí inclua-se o cearense Cid Gomes. A idéia que está sendo discutida abertamente no Ministério da Justiça prevê ainda a prorrogação dos mandatos dos deputados federais e estaduais por mais dois anos. Assim, seriam canceladas as eleições de 2010, e haveria eleições gerais em 2012.

Leia mais sobre esse assunto em matéria do jornal O Globo, www.oglobo.com.br:

Cresce articulação para prorrogar mandatos

Deputado petista encampa proposta, discutida no governo, sob o argumento de unificar eleições; oposição rejeita a idéia

De Adriana Vasconcelos:
As articulações sobre um terceiro mandato para os atuais governantes não prosperaram, mas, diante dos recordes sucessivos de popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ganha corpo no Congresso e na Esplanada a idéia de prorrogação dos mandatos por dois anos. O Ministério da Justiça começou a fazer uma sondagem informal a aliados do governo e representantes da oposição sobre a receptividade à idéia de estender até 2012 os mandatos do presidente da República, dos 27 governadores e dos deputados federais e estaduais. Não se sabe ainda como ficariam os mandatos de senadores que terminam em 2010, mas a tendência é que também sejam incluídos.

A abordagem é sutil, e o argumento usado é o da necessidade de unificação das eleições nacionais e municipais. Líderes da oposição já antecipam que são contra.
— Isso é golpe total! Esse instinto autoritário do PT tem de se restringir às discussões internas do partido, e nunca terá o nosso apoio. Todo mandato tem prazo para acabar, e uma proposta dessas seria declarada inconstitucional — reagiu o presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ). Leia mais em O Globo

Nenhum comentário: