sexta-feira, 26 de setembro de 2008

MP 432 JÁ BENEFICIOU 35 MIL CLIENTES DO BNB





A Medida Provisória (MP) 432, convertida na Lei 11.775 no último dia 17, que trata da renegociação de dívidas rurais, já beneficiou cerca de 35 mil clientes do Banco do Nordeste. Ao todo, o BNB regularizou mais de 50 mil operações, correspondentes a um volume de R$ 100 milhões.

Os produtores rurais interessados nos benefícios da Lei, tais como ampliação de prazos para pagamento, redução dos encargos por atraso e descontos em caso de liquidação antecipada dos débitos, têm até o próximo dia 30 para aderirem à renegociação. Os termos de adesão estão disponíveis em todas as agências e na seção Renegociação de Dívidas do site www.bnb.gov.br.

Para agilizar o processo de adesão, o Banco tem realizado uma série de ações de divulgação junto a entidades parceiras, como Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural e sindicatos de trabalhadores rurais. O objetivo é esclarecer as vantagens da renegociação, sobretudo para agricultores familiares, responsáveis pela maior quantidade de operações enquadráveis na Lei.

Oportunidade

De acordo com o gerente do Ambiente de Recuperação de Crédito do BNB, Edílson Ferreira, existem boas perspectivas de que o montante renegociado cresça substancialmente nos próximos meses. Ele esclarece que o Banco tem até o final do ano para formalizar os contratos, mas ressalta a necessidade de os clientes assinarem os termos de adesão dentro do prazo estabelecido e pagarem a amortização mínima exigida – na maioria dos casos, o valor pode ser de 1%, 2% ou 5% do total em atraso.

“A Lei 11.775 é uma excelente oportunidade para produtores rurais, que passaram anos à margem do sistema financeiro, terem de volta o acesso ao crédito e retomarem suas atividades”, ressalta Edílson Ferreira.

Nenhum comentário: