quinta-feira, 11 de junho de 2009

Barbalha realiza a maior Festa de Santo Antônio do Ceará

Reconhecida como uma festa tradicionalmente religiosa e com data marcada no calendário de Barbalha - município localizado no sul do Ceará e distante 550 km da capital Fortaleza - , a festa do Pau da Bandeira acontece desde o dia 31 de Maio e prossegue até 13 de Junho (dia de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro), abrindo a cidade para os festejos juninos. A abertura do evento reuniu na cidade mais de 200 mil pessoas.


De acordo com a tradição, as mulheres solteiras precisam pegar uma "lasca" ou "pedaço" desse pau que anda pela cidade até ser fincado em frente a Igreja Principal para garantir um bom casamento. Visto que são costumes de uma população muito tradicional, o casamento ainda é considerado algo sagrado e de extrema importância para a vida de uma moça, que neste caso está disposta a rezar, fazer sacrifícios e simpatias para garantir um futuro próspero e feliz ao lado de um marido abençoado por Deus e Santo Antônio.

A tradição é de aproximadamente 100 anos. No município, é tradição cortar um enorme tronco de aroeira – com cerca de 22 metros e duas toneladas – para o ritual de abertura da festa de Santo Antônio. A árvore recebe a bênção do vigário ainda na mata, na serra do Araripe, e depois é levada até a sede da igreja, nos ombros dos devotos, em um cortejo que reúne milhares de pessoas. São 6 quilômetros até a praça da igreja matriz e, durante o percurso, o "capitão do pau" orienta os carregadores. Na frente, uma carroça leva bebida que refresca os mais cansados; porém, nada de água: para matar a sede, apenas a "cachaça do vigário".

No fim do percurso, O tronco é fincado na frente da igreja e transformado em mastro para a bandeira de Santo Antônio, padroeiro da cidade. Todos os anos, os moradores tentam superar o tamanho e o peso do tronco da árvore. Antes do ritual, o "pau de Santo Antônio", como é popularmente chamado, permanece 15 dias na "cama". Ou seja, sob os efeitos do sol, a árvore desidrata e fica mais leve.

Na crendice popular, quem tocar no tronco da aroeira terá sorte no amor. Se for solteiro ou solteira, casa. Quem já encontrou seu par, terá companhia garantida. Pelo caminho, devotos mais aflitos tentam tirar lascas do tronco para um chá que, acredita-se, tem efeitos milagrosos. A fama de milagreiro do padroeiro atrai católicos de todo o Ceará e também de Estados vizinhos.

Fonte:www.festadesantoantonio.com.br

Nenhum comentário: