A Universidade Regional do Cariri (URCA) está instalando a partir de março, o primeiro vestibular do curso de licenciatura em educação do campo (Procampo). A URCA é a primeira instituição de ensino superior do interior do Ceará a ter esse curso.
De acordo com o professor Roberto Oliveira, membro da coordenação do curso, os aprovados no primeiro vestibular, a se realizar em março, terão acesso a uma educação contextualizada, onde serão abordados temas como extrativismo, agricultura familiar e sistemas de cultivo e criação, ou seja, o aluno estudará temas relacionados à realidade da zona rural.
O curso é voltado para a formação de professores leigos da zona rural, vinculados às prefeituras. Para se inscrever o aluno terá que apresentar uma carta de entidades parcerias, como CPT, ACB, Fetraece e Cáritas Diocesana, atestando vinculação com o campo.
A duração será de 4 anos de curso, com aulas nos meses de janeiro e julho, em tempo integral, divididas em aulas de conteúdo e outras na própria comunidade.
Para Roberto Oliveira, os alunos terão acesso a pedagogia da alternância, ou seja, uma metodologia baseada na educação popular, tendo como referência o trabalho do educador Paulo Freire. “Será um espécie de mão dupla da aprendizagem, onde o professor ensina aprendendo”, afirma.
fonte; Jornal Metropolitano
Nenhum comentário:
Postar um comentário