O Banco do Nordeste recebe, até o próximo dia 26, inscrições de projetos de pesquisa tecnológica visando à prevenção e controle da desertificação. O aviso/edital de concorrência pública (Aviso Etene 09/2009) prevê o aporte de até R$ 1 milhão do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (BNB/ETENE-Fundeci) às propostas selecionadas.
Os projetos devem ser apresentados ao BNB pelas Entidades Proponentes, exclusivamente via Internet, utilizando o Formulário Único de Proposta (FUP-FUNDECI), disponível no endereço www.bnb.gov.br.
De acordo com o ETENE, a manutenção e a melhoria da qualidade ambiental (Aviso Etene 09/2009) consistem em pressupostos básicos para o desenvolvimento sustentável, sendo um dos aspectos previstos no arcabouço legal do País. “O processo de desertificação constitui-se em fenômeno com relevantes impactos adversos no contexto nordestino, causando enormes prejuízos nos aspectos econômico, social e ambiental, de modo que se faz necessário desenvolver e transferir o conhecimento acerca do tema para alcançar o desenvolvimento sustentável”, afirma o gerente em exercício do Fundeci, Allisson David de Oliveira Martins.
Os recursos disponibilizados pelo Fundeci têm como foco o desenvolvimento científico e tecnológico da área de atuação do Banco do Nordeste, estimulando a interação do setor produtivo; a valorização de pesquisas e difusão de tecnologias inovadoras, com reconhecida importância para o aproveitamento das potencialidades regionais, buscando a sustentabilidade dos empreendimentos financiados pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
Nenhum comentário:
Postar um comentário