sexta-feira, 23 de abril de 2010

Semace cria sedes no Interior e convoca 62 fiscais ambientais

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) está ampliando a sua fiscalização para o Interior. Uma sede do órgão será construída para cuidar especificamente da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Jijoca, localizada entre as cidades de Cruz e Jijoca de Jericoacoara, a cerca de 290 quilômetros de Fortaleza.

O Ceará tem 23 unidades de conservação, como a Lagoa de Jijoca. Há áreas de proteção integral, em que não é permitida nenhuma atividade, ou de uso sustentável. A superintendente da Semace, Lúcia Teixeira, explica que a fiscalização hoje precisa ser mais presente. Um dos pontos principais é evitar construções irregulares. Existem locais, por exemplo, onde é autorizado somente o turismo comunitário, em vez da edificação de hotéis.

Expansão no Interior

A instalação de uma sede em Jericoacoara não é o único meio de expansão da Semace para o Interior. O órgão também está licitando a construção de uma unidade em Ipu, a 294 quilômetros de Fortaleza. Está prevista ainda uma sede em Crato, no Cariri, para cuidar do Sítio Fundão. E Lúcia Teixeira espera ainda o Governo do Estado ceder ao órgão um prédio de sua propriedade em Quixadá, no Sertão Central, para a instalação de uma sede. A unidade pretendida cuidaria do chamado Monumento Natural dos Monólitos, também uma APA.

A ideia da superintendência é fixar uma sede sua em cada uma das unidades de conservação do Ceará. Outra preocupação da Semace é com o bioma Caatinga, uma vez que há constantes desmatamentos e queimadas - uma das práticas de preparo do solo para a agricultura.

fonte: jornal O Povo

Nenhum comentário: