sexta-feira, 16 de abril de 2010

Parto de um bebê anencéfalo

O parto cesariano de um bebê anencéfalo foi feito na noite desta quinta-feira na sala cirúrgica do Hospital São Lucas de Juazeiro do Norte pelo médico Raimundo Macedo. A mãe de apenas 17 anos é a agricultora Maria das Graças Ferreira da Silva, residente no Sítio Arão, município de Caririaçu. Ela e sua mãe, Maria Ferreira da Silva, procuraram Dr. Raimundo exibindo o resultado de uma ultrassonografia atestando o caso de anencefalia.

Ele orientou a procurarem a justiça, a fim de solicitar autorização para o parto no que foram atendidas pelo juiz de direito da Comarca de Caririaçu, José Ricardo Costa de Almeida determinando o procedimento na parturiente com seis meses de gestação. Ontem à noite o alvará judicial foi exibido e Raimundo Macedo fez a intervenção retirando o bebê do sexo masculino já morto na barriga da mãe com a caixa craniana deformada.

Ele disse que casos assim não são comuns, mas revelou que já há outra paciente no Hospital São Lucas com um bebê anencéfalo no ventre aguardando autorização judicial. Quanto a paciente de ontem, Raimundão disse que a mesma está bem. O alvará cita a necessidade da intervenção “em hospital de referência da região observando padrões médicos científicos para efetuar a antecipação terapêutica do parto”.

Nenhum comentário: