O projeto de Decreto Legislativo 03/2010, que propõe esta consulta popular, de autoria do deputado estadual Professor Teodoro, encontra-se atualmente sendo examinado pela procuradoria da Assembleia Legislativa, após ser aprovado pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, devendo seguir para análise em outras comissões, para finalmente ser levado à votação em plenário.
A intenção do Parlamentar é realizar duas Audiências Públicas, uma em Fortaleza e outra em Juazeiro do Norte, para mobilizar a comunidade e dar espaço para a manifestação das pessoas.
Entretanto, para corroborar a idéia inicial do Parlamentar, o vereador José Nivaldo Cabral de Moura (DEM) deu entrada com um Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município de Juazeiro do Norte, em seu artigo 32, inciso 26, possibilitando consulta popular sobre o tema em questão junto à população.
Em ritmo de adesão crescente, a proposta de mudança de nome já ganhou o apoio de músicos como Nando Cordel e Luiz Fidélis, que se propuseram a compor jingles e música para animar os eventos que antecederão esta possível consulta popular.
Também a elite econômica norte juazeirense está aderindo em peso a esta proposta, pois segundo o empresário Tadeu Alencar, um dos incentivadores desta mudança, ressalta que a inclusão do nome do Padre Cícero ao nome da cidade reforçaria ainda mais o turismo religioso de Juazeiro do Norte.
A artista plástica Assunção Gonçalves, defensora desta mudança, diz que: “A mudança de nome da cidade seria uma homenagem justa ao maior dos juazeirenses”.
Estima-se que este plebiscito correria até as eleições de outubro de 2010, ou então no dia 24 de março de 2011, dia do aniversário do Padre Cícero e ano do centenário do município.
Esta iniciativa, a da realização de consulta popular para a troca de nome da cidade, entretanto, já foi precedida de duas outras, uma de autoria do então deputado estadual Giovani Sampaio, em 2001, e no âmbito municipal, o vereador João Barbosa, em 1982, propunha a mudança do nome de Juazeiro do Norte, mas ambas não frutificaram.
Com mais de 300 mil habitantes, Juazeiro do Norte recebe anualmente mais de dois milhões de fiéis e turistas, principalmente oriundos do Nordeste, atraídos pela mística do Padre Cícero Romão Batista, e pelo turismo religioso, transformando esta cidade do Cariri no segundo maior centro de peregrinação do Brasil, superada somente pela devoção a Nossa Senhora de Aparecida, no Estado de São Paulo.
fonte: assessoria deputado professor Teodoro
Nenhum comentário:
Postar um comentário