segunda-feira, 19 de abril de 2010

Notinhas sobre o Cariri

FETRAECE
Aconteceu na última sexta-feira, em Crato, reunião do Coletivo de Jovens e Mulheres da Fetraece, na sede regional da entidade. A reunião discutiu vários temas, e, principalmente, o acesso das mulheres camponesas aos programas dos governos Estadual e Federal. A Federação dos Trabalhadores da Agricultura, através do Coletivo de Mulheres empreende luta para defesa de direitos das mulheres no campo. A coordenadora é Francisca Franci.

MAURITI
O município de Mauriti sedia, em 30 de abril, o Dia da Agricultura Familiar. O evento tem como objetivo discutir políticas públicas para o setor, capacitando produtores e, ao mesmo tempo, entregar equipamentos, títulos de propriedade e veículos a centenas de agricultores. A organização é do Território da Cidadania do Cariri e estima participantes de 28 municípios da região.

WALLMART
A Wallmart Brasil vai se instalar em Juazeiro do Norte, no Bairro São José. Uma das mais importantes empresas do setor varejista, fortalece o crescimento da cidade. Esta semana, o empresário José Roberto Celestino, vice-prefeito de Juazeiro, recebeu uma visita de dirigentes da empresa e discutiu projetos da Wallmart para o Cariri.

PREVIDÊNCIA SOCIAL
Quando o Ministro da Previdência Social, José Pimentel lançou em dezembro último, na sede da Fetraece, o cadastro dos segurados especiais e a declaração anual de comprovação de atividade rural. Foi um convênio firmado entre a Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e Fetraece. O Objetivo é cadastrar todos os trabalhadores e trabalhadoras no regime da previdência social. Na Fetraece a secretaria de políticas sociais, que tem à frente a sindicalista Cícera Vieira Costa, toca a questão previdenciária e pede a participação de todos os sindicatos de trabalhadores rurais do Ceará.

GEOPARK ARARIPE
O Geopark Araripe e Sebrae/Ce promovem, nos dias 19 e 20 de abril, Oficina de Roteirização Turística. A iniciativa é fruto do Projeto de Desenvolvimento do Geoturismo na Região do Cariri elaborado em parceria entre as instituições já citadas com o apoio do Governo do Estado através da Secretaria das Ciências e Tecnologia e Universidade Regional do Cariri, que sediará o evento. O projeto pretende trabalhar junto às secretarias de turismo e cultura dos municípios abrangidos pelo Geopark, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Santana do Cariri e Nova Olinda, além da cidade de Assaré & berço do poeta Patativa, buscando o desenvolvimento responsável do turismo comercial desses locais. A oficina acontece no Campus do Pimenta, na URCA, em Crato.

SANTANA DO CARIRI
A produção de abacaxi de Santana continua surpreendendo e o setor é um dos mais fortes de nossa região. Santana do Cariri se recupera pois já foi um dos maiores produtores de abacaxi do Ceará.

PALESTRA
O ex-secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana, proferiu palestra na última sexta-feira, para trabalhadores e trabalhadoras rurais. Na pauta, as políticas sobre a agricultura familiar e a política regional.

NOVA OLINDA
Os moradores de Nova Olinda e Santana do Cariri comemoram a reforma da estrada que liga esses dois municípios pelo Governo do Estado. A estrada estava deteriorada e as comunidades vinham reclamando muito do Governo essa obra.


CURTAS

> O Mercado do Peixe, em Juazeiro , espaço popular onde se comercializa peixes para toda a cidade, recebendo semanalmente milhares de pessoas.

> Técnicos da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (ADACE) visitando Juazeiro para analisar áreas disponíveis para implantar na terra de Padre Cícero um polo ferroviário.

> A X Exproaf acontece em Crato de 3 a 6 de junho, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti.

> Expocrato com tudo em cima. Lançamento da exposição acontece com festa.

> Empresário Márcio Bilhar, retornando ao Crato, para discutir variados assuntos com amigos.

> Dilma não veio a Juazeiro, mas dirigentes petistas dizem que em maio ela estará na terra de Padre Cícero.

Coluna Cariri de ontem, domingo, publicada no jornal O Povo.

Nenhum comentário: