sexta-feira, 16 de abril de 2010

Observação de Aves no Cariri

A organização não governamental Aquasis promove neste domingo, dia 18, a partir das 7h, observação de aves no geosítio Riacho do Meio na cidade de Barbalha contando com o apoio das entidades BirdLife International, Royal Society for the Protection of Birds e Geopark Araripe. Segundo o biológo Weber Girão, vice-presidente da ONG – que é dedicada à preservação da biodiversidade e uso responsável dos recursos naturais da Região Nordeste, “embora o Cariri receba turistas do Brasil e de outros países com o único objetivo da observação de aves, seria esta a primeira vez que uma atividade assim incluindo a população local é organizada”.

A Aquasis desenvolve um Plano de Conservação enfocado no soldadinho-do-araripe, pássaro ameaçado de extinção que tem como habitat a Chapada (da qual recebeu nome) nos municípios de Crato, Barbalha e Missão Velha, pelo qual nos últimos dias 13 e 14 realizou encontro no Hotel Encosta da Serra a fim de traçar novas estratégias de ação.

A observação de aves é uma atividade que vem atraindo cada vez mais adeptos no mundo todo por requerer principalmente o interesse do praticante e não demandar grandes gastos com equipamento, um binóculo é o comumente usado. Mas, tanto para aquele que utiliza somente os sentidos da visão e da audição, quanto para o que investe dinheiro na prática do lazer o importante é a preservação do animal em seu ambiente natural.

O objetivo da Aquasis com o evento deste domingo é formar um grupo de observadores de aves livres na Região do Cariri, porém o número de participantes será limitado visto que uma quantidade maior de pessoas poderá perturbar os pássaros. No entanto, Weber reforça que havendo interessados poderão ser formados novos grupos.

O Riacho do Meio constitui um dos geosítios do Geopark Araripe e a parceria com a Aquasis irá somar esforços, levando ao conhecimento de mais pessoas, a importância da preservação do local para a sobrevivência das espécies que lá vivem – em especial o ameaçado soldadinho-do-araripe.


Geopark Araripe: www.geoparkararipe.org / 3102 1237

Um comentário:

marcos disse...

Nós de barbalha, agradecemos ao professor Weber Girão, pela grande oportuinidade de participarmos do primeiro Grupo de observadores de aves do Cariri,para nós foram momentos emocionantes termos o contato com mais de 12 espécies de aves observadas no Parque Ecológico Riaacho do Meio em Barbalha, Ce. essa é galera da ONG Comunidade Vida de Barbalha, Ce. Raul. Alisson, Alexandre, Chefe Marcos, Sodson, Matheus, kio, Renan, Jeferson, Yago, Debora, Camila, Emanuela.Venha fazer parte desse grupo de observadores de aves. nosso contado 8846-3520.