Seis dias depois do lançamento do Programa Hora de Plantar, voltou a chover no Cariri. Em Crato, no pé da serra do Sítio Granjeiro, a chuva foi de 42 milímetros. No pluviômetro da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), no Centro da cidade, foram registrados 30mm. Desceu água no do Rio Granjeiro, o que contribuiu para a limpeza do canal que estava poluído. No entanto, os técnicos alertam que a umidade ainda não é suficiente para o início do plantio. A orientação é esperar por mais chuvas.
Em Brejo Santo, onde caiu uma chuva de 48 milímetros, no Centro da cidade, também não está sendo recomendado o plantio. O técnico da Ematerce, José Dias Ferreira, informou que o inverno ainda não foi caracterizado. O momento é de preparação das terras para o plantio que deve ser iniciado a partir da segunda quinzena deste mês.A perspectiva é de mais chuvas para hoje e amanhã. O site Clima Tempo está prevendo sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos nublado, com chuva a qualquer hora. O meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Vinícius Oliveira, esclarece que a incidência de chuvas é resultante de instabilidade em áreas de convergência. Vinícius acrescenta que a Funceme só vai fornecer a previsão sobre o inverno na segunda quinzena de janeiro.
Os pecuaristas estão desesperados com a falta de pasto para o gado. Uma das alternativas é a compra de plantios de cana-de-açúcar para salvar o rebanho. As chuvas de ontem, segundo o pecuarista Neudes Muniz, não resolve, de imediato, o problema, mas dão a garantia de que, dentro de dois meses, parte da pastagem será renovada. A expectativa é de que as chuvas tenham continuidade.
fonte: DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário