quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Agricultores esperam apoio governamental

Um grupo de 708 agricultores do Perímetro Irrigado Morada Nova, no Baixo Jaguaribe, vive a expectativa de recebimento de compensação financeira por terem deixado de plantar 1,6 mil hectares de arroz irrigado no segundo semestre deste ano. Os produtores mantêm a esperança, mas muitos estão impacientes pelo atraso na liberação dos recursos.
Sem a safra, os produtores rurais não tiveram renda neste segundo semestre e estão enfrentando um quadro de dificuldades para manutenção da família. Os colonos ficaram ociosos. Muitos dependem de aposentadorias de pais e avós para manter o sustento da família.
No último dia 9, o governador do Ceará enviou para a Assembleia Legislativa projeto de lei que autoriza a concessão de subvenções econômicas, no âmbito do Projeto Águas do Baixo Jaguaribe, que trata da gestão de usos de água oriunda dos açudes Banabuiú e Castanhão. Nesta terça-feira, dia 16, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) aprovou a mensagem Nº 7.695/14, que acompanha o projeto de lei Nº 121/2014, que trata da matéria.
Inicialmente, previa-se a liberação dos recursos compensatórios para setembro passado, mas questões burocráticas e a realização de eleições gerais contribuíram para adiar a transferência da verba para os colonos. A responsabilidade do pagamento é da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

O acordo foi firmado em Fortaleza, em agosto passado, entre os diretores da Associação dos Usuários do Distrito de Irrigação do Perímetro Irrigado Morada Nova (Audipimn), representantes da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA).

Nenhum comentário: