quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Retorno da CPMF divide deputados


A movimentação do governador eleito Camilo Santana (PT) articulando o retorno da CPMF (Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira) foi motivo de debate ontem entre os deputados da Assembleia Legislativa. O tema foi levado à tribuna por Lula Morais (PCdoB), para o qual a reimplantação do imposto é alternativa importante para ampliar os investimentos em saúde pública no País.
Ressaltando a complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS), o deputado destacou que vários procedimentos cirúrgicos e tratamentos especializados são feitos nos equipamentos de saúde mantidos pelo poder público, em respeito à determinação constitucional de que a saúde é um direito de todos e dever do Estado. "Esse conjunto de procedimentos é referência para o mundo todo, é um sistema complexo que regula e fiscaliza as saúde", apontou.

Ele ponderou que os custos para manter os equipamentos de saúde ainda são subdimensionados. "Se nós não tivermos recursos para o custeio, não temos como bancar os serviços", destacou. Para ele, a extinção do tributo, em 2007, foi um retrocesso e trouxe prejuízos para a saúde pública, que deixou de receber mais de R$ 350 bilhões com a extinção da CPMF.

Nenhum comentário: