quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Aumento dos casos de Aids na Região do Cariri

No Brasil, quatro em cada mil pessoas são portadoras da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). Entre os jovens, o número de casos aumentou em 50% nos últimos seis anos. Hoje, estima-se que, no País, mais de 150 mil pessoas tenham a doença, porém ainda não saibam. Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de mortes relacionadas à Aids tem caído, mas, em compensação, o número de casos aumentou após a difusão  de informações sobre o controle da doença. Preocupados com os índices, coordenadores do Programa DST/AIDS de municípios do Cariri intensificam os trabalhos educativos em escolas e comunidades.

De acordo com Ronildo Oliveira, coordenador do Programa DST/AIDS em Juazeiro, o município atende mais de 750 pacientes soropositivos, através do Centro de Infectologia. “80% dessas pessoas são do próprio município e o restante corresponde aos pacientes que vem de outras 30 cidades, que não possuem um centro de infectologia. 

Nós temos percebido um aumento no número de casos entre jovens, mulheres, gays, profissionais do sexo e idosos”, explica.  Ronildo explica que, toda semana, chegam três novos pacientes que são encaminhados para fazer o tratamento. “Nós contamos com uma rede multiprofissional com psicólogo, oftalmologista, ginecologista, urologista e outros profissionais da saúde, para atender os nossos pacientes e garantir que eles tenham uma qualidade de vida, que hoje é possível através do uso dos antirretrovirais”, salienta Ronildo.

Atualmente, o Centro de Infectologia do Crato faz o atendimento de 98 pacientes soropositivos. “Nós temos 58 pacientes com Aids e 40 com HIV sendo assistidos por uma equipe multidisciplinar. A cada dia vem crescendo o número de casos em nossa região e isso tem reforçado o nosso trabalho educativo. Não adianta a gente pensar só no tratamento é preciso prevenir. Pensando nisso, nós estamos com várias ações articuladas durante o mês de dezembro, em escolas e postos de saúde, para estimular o uso do preservativo”, diz Arlene Bezerra, coordenadora do programa DST/HIV/AIDS no Crato.

Teste rápido  

Durante esta semana, a população do Crato poderá realizar o teste rápido de forma gratuita, em qualquer PSF. Em Juazeiro do Norte serão realizados testes rápidos e palestras na Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e na Faculdade Paraíso, de 10 a 12 de dezembro.  


Nenhum comentário: