segunda-feira, 8 de setembro de 2008

FALECIMENTO DE MESTRE BIDU



EMÍDIO BARBOSA DA SILVA, O MESTRE BIDU, DA BANDA CABAÇAL DO BARRO BRANCO FALECEU NA MANHÃ DE SEXTA ÚLTIMA, AOS 82 ANOS DE IDADE.

Inscrito no Edital Tesouros Vivos da Cultura Tradicional Popular do Ceará nas três últimas edições por Cacá Araújo, o Mestre Bidu era um símbolo vivo e pulsante da tradição cabaçal do sertão nordestino. Sua bandinha encantou por décadas renovações, casamentos, batizados, festas de padroeiros e, como reverência última, seu filho Raimundo comandou a tocata de despedida do mestre, até o Cemitério do Jardim Encontro com Deus, para sua porção de terra e consumação de sua existência.

Pífanos, caixa e zabumba anunciaram a partida do mestre em direção ao plano celestial para a companhia de Figueiredo Filho, Azuleica, Chico Aniceto, Britinho, João Aniceto, Eloi Teles, Walderêdo Gonçalves, Zé Gato, Poeta Maranhão, Zé Esmeraldo, Tandô, Noventa, Cego Aderaldo...

O Crato, o Cariri, o Ceará, o Nordeste e o Brasil quedaram de tristeza diante da perda de mais um dos grandes mestres do folclore, sabendo, entretanto, que sua obra será referência na consolidação da identidade cultural do nosso povo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muitas Saúdades Pai ..