terça-feira, 2 de setembro de 2008
INFORMAÇÕES POLÍTICAS
Crato é notícia nacional
O uso da voz falsificada do cantor Raimundo Fagner pelo candidato Walter Peixoto(PMDB) no Crato ganhou a mídia nacional. O episódio foi noticiado nos principais jornais do Brasil, no último domingo, 31 de agosto, com o título “ Virou moda”. O cantor Fagner não gostou de ter sua voz e seu prestígio colocado a serviço de um candidato que não tinha seu apoio. Esse episódio ensina aos marqueteiros a jogarem dentro da lei, sob pena de prejudicarem seus candidatos, que muitas vezes, sequer foram consultados sobre decisões tomadas no calor da campanha.
Fraude desmoralizada
O autor da peça envolvendo a voz do presidente Lula é o publicitário Fabner Utida, que trabalhou na pré-campanha da reeleição do prefeito Raimundo Macedo e é dono da agência que tem a conta de publicidade da prefeitura de Juazeiro do Norte. Fabner confessou ao jornal Folha de São Paulo que usou o Lula paraguaio em dois programas de rádio: em Granja na campanha do oposicionista de Romeu Aldighieri(PPS) e na campanha à reeleição do prefeito Antonio Almeida(PTB), de Acopiara. Fabner disse à Folha de São Paulo que não imaginava estar cometendo um crime, pois a peça era de humor. A desculpa dada por Fabner não convenceu o presidente nacional do PPS, ex-senador Roberto Freire, que decidiu expulsar Romeu Aldighieri do partido. Assim, se confirmada a ação de Freire, Romeu poderá ficar sem legenda e impedido de continuar candidato a prefeito. E nessa história, Romeu alega que não sabia de nada, e Fabner insiste que o Lula paraguaio era uma brincadeira. Para Romeu, virou uma brincadeira de mau gosto.
Mudança geral
A coordenação da campanha do candidato Manoel Salviano mudou por completo o comando da propaganda. Saiu a agência que elaborou os primeiros programas de rádio e televisão, e entrou uma nova empresa de Brasília. É a terceira mudança. No início, Salviano começou com a Ágil, passou para a Síntese e agora entregou tudo ao publicitário brasiliense Luiz Lobo. A explicação para tantas alterações varia de cada interlocutor que dá sua versão. Atrás na pesquisa Ibope, Salviano busca um caminho para virar o jogo, e aposta todas as suas forças nos programas de tevê para reverter o quadro eleitoral desfavorável.
Sem data marcada
O principal líder do PSDB do Ceará, senador Tasso Jereissati, ainda não anunciou o dia que irá participar de um comício do deputado federal Manoel Salviano. Tasso também não se manifestou até agora sob o fato do prefeito Raimundo Macedo, seu amigo de longas datas, ter pedido para se desfiliar do ninho tucano, ter anunciado sua intenção de ingressar no PT e estar engajado na campanha do médico Manoel Santana com a clara intenção de derrotar o PSDB em Juazeiro do Norte.
Notícia desanimadora
O único deputado estadual do PSDB que disputa as eleições de 5 de outubro, Neném Coelho, não está tendo um bom desempenho eleitoral em Cratéus. Neném Coelho virou candidato nos últimos dez dias de agosto, e tem pela frente um grande desafio. Quem torce muito pela vitória de Neném é o deputado em exercício Vasques Landim. Se Neném vencer, Vasques continua na Assembléia sem maiores dificuldades políticas. Agora, se Neném perder, Vasques terá que negociar a cada quatro meses a licença de um deputado tucano para que ele possa permanecer na Assembléia Legislativa. O líder do PSDB, deputado João Jaime, já anunciou que é interesse dos tucanos que Vasques continue como deputado e não volte a ser suplente.
Novo Ibope a caminho
O Sistema Verdes Mares já contratou a segunda pesquisa Ibope para apurar como estão as eleições em Juazeiro do Norte. A primeira pesquisa foi publicada pelo Jornal do Cariri. A segunda será publicada pelo jornal Diário do Nordeste. No entanto, ainda não foi decidido o dia da publicação da nova pesquisa Ibope, que é aguardada com muita expectativa pelos quatro candidatos a prefeito: Manoel Santana, Manoel Salviano, Carlos Cruz e Gorete Pereira.
Dilma a caminho
Uma articulação comandada pelo deputado federal José Guimarães tenta trazer a Juazeiro do Norte a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef. Dilma esteve em Juazeiro acompanhando o presidente Lula, mas ela viria agora para participar da campanha do candidato Manoel Santana. O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini, a pedido de Guimarães trabalha para convencer Dilma como também outros nomes de peso do PT que podem dar o ar da graça. Outra estratégia da coordenação de comunicação do candidato Manoel Santana é gravar depoimentos de petistas famosos pedindo voto para serem exibidos na propaganda gratuita do rádio e da televisão.
Engajamento completo
O governador Cid Gomes decidiu que irá se envolver neste mês de setembro na campanha eleitoral. No Cariri, já é certo que Cid irá desembarcar de corpo e alma no palanque do candidato petista José Leite, de Barbalha. É o compromisso que o Governador quer cumprir com o secretário Camilo Santana. Assim, o prefeito Rommel Feijó fica avisado que terá uma reta final disputada. Terá que enfrentar o prestígio do Governador, que garantiu se empenhar e usar seu poder de convencimento para assegurar uma vitória do PT em Barbalha. Rommel Feijó não teme mais esse desafio, e mantém o ritmo de sua candidatura com comícios, caminhadas e confiando que vai derrotar o candidato de Cid Gomes.
Disse me disse
• O prefeito Raimundo Macedo anunciou em Fortaleza na semana que passou, o que a coluna já havia antecipado: Raimundão será candidato a deputado federal em 2010.
• Raimundão só não bateu o martelo ainda sobre qual partido irá se filiar. Há convites de vários partidos. Essa decisão só acontecerá depois das eleições
• O deputado federal Eunício Oliveira ainda não absorveu as vaias que recebeu durante a visita do presidente Lula a Juazeiro do Norte. Depois das vaias, são mínimas as chances dele reaparecer no palanque de Salviano.
• Chico Aristides lamenta estar enfrentando um cerco político na disputa com a prefeita Dena Oliveira em Lavras da Mangabeira. Mesmo isolado, Chico promete surpreender.
Desculpe a ignorância, quem foi o gênio que teve a idéia de falsificar a voz do Fagner na campanha de Walter Peixoto?
COLUNA POLÍTICA DE DONIZETE ARRUDA PUBLICADA NA EDIÇÃO DE HOJE DO JORNAL DO CARIRI.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário