segunda-feira, 8 de setembro de 2008
TEODORO DESTACA 40 ANOS DA UVA E DEFENDE SUA FEDERALIZAÇÃO
O deputado estadual Professor Teodoro lembrou na terça -feira (2), na Assembléia Legislativa, os 40 anos da Universidade do Vale do Acaraú(UVA). De acordo com o parlamentar, a instituição de ensino, situada no município de Sobral , é uma referência na região e em todo Estado do Ceará. " Data festiva e merecedora de comemoração é a da fundação da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). São apenas 40 anos, pouco para uma universidade em termos mundiais, mas significativa no universo brasileiro e, principalmente, no Ceará. Sobral festeja sua universidade, que agregou todas as forças políticas da região para se consolidar e oferecer um serviço de qualidade reconhecido por todos", ressalta Teodoro.
Segundo ele a data que se comemora este ano é um chamamento às nossas forças políticas para enaltecê-la e fazê-la crescer cada vez mais, pois é um patrimônio histórico material e imaterial de nosso povo.
Ele lembrou, que a Universidade é fruto do esforço dos filhos de Sobral, é a memória da cultura de um povo que soube lutar para merecer uma instituição universitária de médio porte. Ao longo da trajetória da UVA, desfilam personalidades que figuram na história de Sobral. Dentre tantas, ele destaca o bispo dom José Tupinambá da Frota, mentor intelectual de sua terra, o cônego Francisco Sadoc, seu primeiro reitor, e o ex-prefeito de Sobral Jerônimo Prado que promulgou a lei da criação da Universidade Estadual Vale do Acaraú. " Foi a tríade fundadora, mas outros grandes nomes deram continuidade à obra que orgulha os sobralenses", destaca.
Ele revela que algumas dessas personalidades que ajudaram na consolidação da UVA estão sendo reconhecidas com a outorga do título de doutor honoris causa por ocasião da comemoração das quatro décadas da universidade.
O primeiro a receber o título, foi o jornalista Lustosa da Costa, sobralense de coração.Teodoro lembrou que para homenageá-lo o então prefeito Cid Gomes criou a Biblioteca Lustosa da Costa.
Também será homenageado o deputado federal Ciro Gomes, que foi professor da UVA. Em seu governo, a UVA conquistou uma de suas grandes vitórias: o reconhecimento, com a homologação do parecer 318, do Conselho de Educação do Estado do Ceará. Foi Ciro Gomes quem disse que a UVA é a instituição mais importante de Sobral.
Além disso, foi um dos responsáveis pela vinda do Centec (Centro de Ensino Tecnológico) e um dos entusiastas da implantação do curso de medicina da UFC, em Sobral. Portanto, homenagem das mais justas.
Outros que serão agraciados, por questão de justiça e gratidão, serão o governador Cid Gomes, o senador Tasso Jereissati e o bispo dom Aldo Pagotto. Os três nomes foram indicação do deputado Professor Teodoro , que foi reitor, durante 16 anos da Universidade. A indicação recebeu pronta e unânime aprovação do Conselho Universitário da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Consuni).
Na ocasião o deputado inalteceu que o senador Tasso Jereissati, durante as três vezes em que foi governador do Ceará, foi um grande entusiasta da interiorização do ensino superior, notadamente os cursos de Medicina, Direito e Filosofia. Empenhou-se pela total recuperação da UVA e contribuiu de forma decisiva para a aquisição dos terrenos e edificação da antiga Cidao.
Já Dom Aldo di Cillo Pagotto, exerce seu episcopado na Arquidiocese de João Pessoa, foi um grande parceiro da UVA, quando bispo de Sobral.
Prestou relevantes serviços à comunidade de Sobral, por meio de convênios firmados entre a Universidade e a Diocese.
E o atual governador Cid Ferreira Gomes foi um parceiro constante da UVA nos seus dois mandatos como prefeito de Sobral. Muitas das ações de êxito do governo municipal foram feitas em simbiose com a UVA, principalmente na área da educação – um dos motores do sucesso de Sobral.
O deputado só lamentou que a Universidade do Vale do Acarau, não tenha , já sido federalizada. Para ele , o Estado do Ceará continua sendo, "injustiçado" em termos de educação superior. Já que o Sudeste, região mais rica do País, tem várias universidades mantidas pelo governo federal, e no Estado do Ceará tem apenas a UFC.
"Já deveríamos ter, pelo menos, mais duas federais: a Universidade Federal Vale do Acaraú e a Universidade Federal do Cariri. Ter apenas uma universidade federal no Ceará é a lembrança de uma injustiça regional que tem se perpetuado. O CEFET e o campus avançado da UFC, não podemos negar, já são um grande avanço. Mas Sobral, assim como o Ceará, merece muito mais. Aliás, um modelo interessante seria o compartilhamento de todas essas instituições, otimizando as ações e trazendo mais benefícios para os alunos, comunidade acadêmica e toda a sociedade.
Mas, continuo pensando que a melhor forma de engrandecer e fortalecer nossa universidade seria a sua federalização, de forma integral. O debate está aberto", conclui.
Conhecedor dos relevantes serviços prestados à zona norte do Ceará, ele avisa que independentemente de vir a ser ou não federalizada, a UVA está de parabéns por seus profícuos 40 anos de existência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário