quinta-feira, 19 de março de 2009

Aberta oficialmente a programação da semana para comemorar os 165 anos de nascimento do Padre Cícero



O prefeito em exercício de Juazeiro do Norte, José Roberto Barreto Celestino, abriu oficialmente a Semana do Padre Cícero lançando a sua crença pessoal de que os chamados fatos extraordinários ocorridos a partir de 1889 foram milagres. "Um real milagre do sangue de Cristo derramado pela boca da beata Maria de Araújo". Para ele, o testemunho maior está nos 120 anos de romarias ao município "no que pese toda a perseguição imposta ao padre e à beata".

A transformação da hóstia consagrada em sangue na boca da beata Maria de Araújo foi a origem das peregrinações, conforme lembrou Zé Roberto. "Essa terra é o berço de muitos romeiros que aqui vem em busca do conforto espiritual por meio do Padre Cícero". A XXVII Semana do Padre Cícero começou com a instalação da ExpoCícero que se estende até o dia 24 de março no hall do Memorial. Trata-se de um momento inicial da festa em comemoração aos 165 anos de nascimento do fundador de Juazeiro.

A Exposição reúne souvenirs com destaque para peças artesanais, xilogravuras, livros e cordéis, além de um ambiente como se fora um oratório no qual existe uma imagem de fibra de vidro do Padre Cícero num momento de oração. O Secretário de Turismo e Romaria, José Carlos dos Santos, justificou que o sacerdote merece todas as honrarias e festas e almejou a participação maciça do povo nas comemorações, pois "o Padre Cícero é a nossa razão de ser". A Secretária de Cultura, Glória Tavares, participou da solenidade. A primeira a discursar foi a presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Maria do Carmo Ferreira, antecedida por uma retreta da Banda de Música e apresentações do Coral Fênix e da Banda de Pífaros Patativa do Assaré.

Para às 19 horas desta quinta-feira haverá uma palestra sobre a "Biblioteca do Padre Cícero", no museu da Rua São José quando a mesma será aberta ao público pelo padre José Venturelli. Às 20 horas, na Praça do Socorro, apresentação cultural do artista e radialista, Ciço Gnomo. Já nesta quinta, grande número de estudantes visitou a V ExpoCícero e a Feira de Artesanato reabre às 17 horas de hoje. No dia 20 de março, sexta-feira, às 6 horas, acontece a tradicional Missa em sufrágio da alma de Padre Cícero, na Capela do Socorro.

Nenhum comentário: