sábado, 28 de março de 2009

Coluna Cariri deste domingo



CINEMA CARIRIENSE
O cineasta cratense Jackson Bantim (o conhecido “Bola”) prossegue sua batalha para concluir o curta-metragem “As Sete Almas Santas Vaqueiras”. Bola resgata uma história do imaginário popular nordestino. O filme teve cenas externas filmadas no distrito de Santa Fé, em Crato. Tem como diretor-assistente o cineasta Glauco Vieira. A trilha sonora é de Luiz Carlos Salatiel e o diretor de fotogra fias é Catulo Teles. Jackson Bantim merece ser ajudado pelas instituições culturais cearenses, pois o cinema caririense vem crescendo em qualidade nos últimos tempos.

PRESENÇA
O vereador Francisco Hélder de Oliveira França (PSDB), presidente da Câmara Municipal do Crato, participou, no Hotel Encosta da Serra, da abertura do I Congresso de Vereadoras do Cariri. O evento, que terminou sexta-feira passada, teve como tema central a discussão de políticas públicas voltadas para os direitos das mulheres. Marcaram presença no congresso, também, o presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC) vereador Deusinho Filho, de Caucaia.

LAVRAS DA MANGABEIRA
O escritor Emerson Monteiro tomou posse na Academia Lavrense de Letras. Lavras da Mangabeira é berço natal de Emerson e de outras pessoas que se distinguiram nas atividades culturais. Entre elas poderíamos lembrar: Dimas Macedo, Joaryvar Macedo, Bruno Pedrosa, Filgueiras Lima, João Clímaco Bezerra, Melquíades Pinto Paiva, Sinhá D?Amora e Nonato Luiz. A Academia Lavrense de Letras dá continuidade a essa tradição. Suas cadeiras foram batizadas com nomes ilustres e saudosos que deram aquele município brilho e destaque além fronteira.

NADA COMO O TEMPO...
O ex-reitor da Urca, André Herzog, esteve em Montevidéu, Uruguai, participando de capacitação na área de paleontologia. Atualmente, Herzog – que é doutor em Química – tornou-se um dos grandes conhecedores das reservas fossilíferas da Chapada do Araripe. Ele foi o responsável pela implantação do Geopark Araripe.

CURTAS
– Em ritmo acelerado prosseguem as obras da construção das instalações da TV Cariri, pertencente ao Sistema Verdes Mares e afiliada da Rede Globo. A segunda emissora de televisão de Juazeiro do Norte deverá entrar no ar no próximo mês de julho (...)

– Nem bem foi inaugurado o Atacadão-Carrefour e Juazeiro do Norte poderá ganhar novo empreendimento nesse ramo de negócios. Um grupo atacadista da Holanda está fazendo sondagens para comprar terreno na Avenida Padre Cícero. Liguem os fios (...)

– Colegas e amigos do professor Bernardo Melgaço torcem por sua recuperação. Competente mestre da Urca, Melgaço encontra-se enfermo (...)

GRITANTE OMISSÃO
Há tempos vozes sensatas reclamam uma homenagem da cidade de Crato ao seu fundador: Frei Carlos de Ferrara. Nada foi feito até agora. Entretanto, consta que a Diocese de Crato vai criar o Centro Cultural Frei Carlos Maria de Ferrara, que englobará o Departamento Histórico Padre Antônio Gomes de Araújo e o futuro Museu Diocesano de Arte Sacra. A Diocese de Crato estará, assim, corrigindo a gritante omissão.

ANOTE: CRATO EXPORT
O artesão Francisco Fábio Amorim – mais conhecido por Ligeirinho – está produzindo sacrários de madeira que são vendidos para outros estados do Brasil. “Ligeirinho” mantém sua oficina, na Rua Ratisbona, em Crato, onde confecciona outras peças sacras, a exemplo de altares de madeira. É de autoria dele os altares existentes nas igrejas de Assaré, Farias Brito e São Vicente Ferrer de Crato.

Cantor e compositor Zé Vicente, que esteve em Juazeiro do Norte animando a festa de encerramento dos 165 anos de nascimento de Padre Cícero. Zé Vicente tem uma forte militância no meio musical e inspira, com suas belas canções, comunidades e movimentos sociais.

O presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, Zé de Amélia Júnior participa amanhã e terça-feira, do congresso de vereadores cearenses, que acontece em Fortaleza. Zé de Amélia vai debater assuntos de interesse dos municípios, como a redução do repasso do Fundo de Participação dos Municípios (PPM) para as cidades brasileiras

Não poderíamos deixar de fazer uma sincera homenagem ao Dr. Jéferson Felício Júnior, advogado e engenheiro civil, que nos últimos anos ocupou o cargo de secretário de infra-estrutura do Crato. Dr. Jéferson, como era chamado por todos, faleceu no último 21 de março, vítima de um ataque do miocárdio. Político habilidoso, e pessoa de bom tratamento fez muitos amigos no Crato, inclusive este colunista. Jéferson deixa muitas saudades, e o exemplo de que foi um homem que, a seu modo, soube viver intensamente a vida.


BATE-PAPO

AUSÊNCIA
O bispo de Crato, dom Fernando Panico, sempre prestigia eventos importantes nas demais dioceses do Ceará. Mas não estará presente à posse do terceiro bispo de Iguatu, dom frei João José Costa, a ocorrer no próximo dia 18. Motivo: dom Fernando já assumira, anteriormente, outro compromisso para aquela data. Vai pregar o retiro das carmelitas da arquidiocese de Pouso Alegre-MG.

PRESENÇA
E por falar em dom Fernando Panico, ele entregou, em 2004, a direção do Seminário São José de Crato aos padres sulpicianos (leia-se: Sociedade dos Sacerdotes de São Sulpício). Os sulpicianos no mundo estão divididos em três províncias: França, Canadá e Estados Unidos. A Província do Canadá atua na América Latina e Japão. No Brasil, eles administram apenas 2 seminários: o de Brasília e o de Crato. Atualmente o Seminário São José de Crato conta com 60 seminaristas (10 da diocese de Iguatu, 10 da diocese de Petrolina e 40 da diocese de Crato). No próximo dia 4, cinco desses seminaristas serão ordenados diáconos.

CENSURA BRABA
Padre Neri Feitosa, que por longos anos viveu na diocese de Crato, é um dos escritores cearenses mais produtivos. Hoje ele vive em Canindé. Suas publicações estão beirando o número cem. A última – “Resenha Marial” – 255 páginas, é um profundo estudo sobre o que se tem dito sobre a Virgem Maria. Padre Neri deixou a diocese de Crato na década 80, devido ao seu posicionamento favorável ao Padre Cícero. Naquela época, a Câmara de Vereadores concedeu ao Padre Neri o título de Cidadão Cratense. O diploma continua dormindo nas gavetas daquela casa legislativa até hoje.

Nenhum comentário: