segunda-feira, 23 de março de 2009

Estado apresenta Geopark Araripe em Salvador




O secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, participará da I Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, que será realizada nos dias 24 a 27 de março, em Salvador. Atendendo a convite do Ministério da Integração Nacional, o secretário falará sobre a política de desenvolvimento regional do Estado e sobre o Geopark Araripe como instrumento de implantação dessa política. Também participará do evento, como palestrante, o superintendente do Geopark, Aquino Limaverde.

A partir de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, e o Ministério da Integração Nacional, será realizada uma exposição sobre o Geopark Araripe, que será composta de maquetes, amostras de fósseis e banners. Ainda está sendo viabilizada a ida de cerca de 30 artesãos da região do Cariri. Eles participarão da feira de produtos regionais, na qual poderão expor e vender sua produção, além de estabelecer contatos comerciais com potenciais compradores.

Por meio do Programa Cidades do Ceará, desenvolvido pela Secretaria das Cidades, serão investidos R$ 12 milhões em obras de estruturação física nos getopopes que compõem o Geopark. Também, em parceria com o Ministério da Integração Nacional, serão investidos cerca de R$ 400 mil para a construção da sede administrativa do Geopark Araripe.

A I Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, será o maior encontro de ações de desenvolvimento regional no país. O evento é promovido pelo Ministério da Integração Nacional, sob a coordenação da Secretaria de Programas Regionais, com o apoio da Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional, e tem como parceiro de realização a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Geopark Araripe

Geopark é uma área com expressão territorial e limites bem definidos, que contém um número significativo de sítios de interesse geológico com particular importância, raridade ou relevância cênica/estética, com muito interesse histórico-cultural e riqueza em biodiversidade. Estes sítios que reportam a memória da Terra fazem parte de um conceito integrado de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. O programa de Geoparks foi criado em 2000 pela Unesco. Atualmente existem 53 Geoparks classificados pela Unesco, distribuídos pela União Européia, China, Irã e Brasil.

O Geopark Araripe, ligado à Universidade do Cariri (Urca), é o primeiro parque fossilífero das Américas e do Hemisfério Sul a obter este reconhecimento. Ele compreende uma área de 5.000 km² ao sul do Ceará (Região do Cariri), envolvendo os municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

Nenhum comentário: